Dois Vigilantes de Carro-Forte da empresa transportadora de valores Preserve, foram baleados em uma troca de tiros durante uma tentativa de assalto, na tarde desta sexta-feira (1/06), no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar, o caso ocorreu na Rua Apolinário Santana.
Criminosos armados chegaram ao local em um veículo, por volta das 16h30, e anunciaram o assalto enquanto os vigilantes faziam coleta de dinheiro em uma casa lotérica.
Nas imagens do circuito interno de segurança é possível ver o momento da chegada dos criminosos. A lotérica estava cheia de clientes e muitos saíram correndo -- apenas dois não conseguiram escapar e ficaram no chão durante toda a ação criminosa, que durou cerca de dois minutos.
Primeiro, um dos assaltantes rende um vigilante que estava na porta do estabelecimento, na parte de fora, enquanto o comparsa entra na lotérica e também rende o outro segurança, que estava do lado de dentro. Os dois vigilantes do carro-forte tiveram as armas tomadas pelos suspeitos.
Os bandidos, em seguida, tentaram invadir a sala onde estava o malote de dinheiro, mas não conseguiram abrir a porta. Depois, um dos assaltantes, que estava com um revólver, começou a dar diversas coronhadas na cabeça de um dos vigilantes. Logo depois, o criminoso atirou na perna dele. Também é possível ver o momento em que o segurança que estava do lado de foi baleado pelo outro assaltante, também na perna.
Antes de fugir, os criminosos ainda dispararam diversas vezes contra o carro-forte. Outros três carros que estavam estacionados no local foram atingidos pelos disparos, mas não houve feridos. O dono da lotérica informou que nenhum dinheiro foi levado pelos criminosos.
Agentes da 41ª Companhia Independente (CIPM) foram acionados para atender a ocorrência e, segundo a PM, ao chegarem no local encontraram os vigilantes, que não tiveram identidades divulgadas, feridos e caídos no chão.
Eles foram socorridos e encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há informações sobre o estado de saúde.
Os criminosos fugiram do local após a ação. A PM informou que o policiamento na região foi intensificado e rondas estão sendo feitas em busca dos suspeitos.