A 8ª Semana de Conciliação Trabalhista, realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), em Curitiba, terminou com um acordo de R$ 1.542.380 envolvendo 480 pessoas que trabalhavam na Seara Alimentos em Jaguapitã, no Norte do Paraná. O acordo foi realizado nesta sexta-feira (24).
O processo tratava de créditos do período em que os colaboradores ficaram à disposição da empresa para a troca de uniforme e higiene, na entrada e na saída do expediente. Esse período era entre 14 e 16 minutos diários, dependendo da função. Na entrada, a troca da roupa ocorria antes de os empregados baterem o ponto e, na saída, após baterem o ponto.
A ação coletiva acontecia desde 2017. Em 2020, foi reconhecido o direito dos trabalhadores em terem o tempo de troca de uniforme integrado na jornada de trabalho.
Após essa decisão, a empresa Seara Alimentos, que integra o grupo de empresas da ré Agroindustrial São José Ltda., contatou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Jaguapitã/PR – que ajuizou a ação – para encontrar uma solução, que aconteceu com o acordo fechado durante o evento de conciliação nesta sexta-feira (24).
Satisfeita com o resultado, a advogada do sindicato Mayara Maconi Ferreira comentou sobre a importância da possibilidade de acordos por conciliação. “A gente enaltece esse ato para o exercício da advocacia, porque ele visa celeridade, a garantia dos direitos dos trabalhadores e, nesse acordo especificamente, a gente deu cumprimento a um direito conquistado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Jaguapitã”, celebrou.
Para Edson Cardoso, advogado da empresa envolvida no processo, a conciliação é um mecanismo que economia tempo. “A entrega jurisdicional se torna mais rápida. E beneficia tanto empregado como a empresa. Porque a empresa também tira isso do ônus que ela tem, da conta que ela tem que pagar. Ela se libera disso o mais rápido possível”, disse.
Fonte: tribunapr