Ações violentas e ousadas de quadrilhas especializadas em roubo a bancos – conhecidas como “Novo Cangaço” – continuam acontecendo em Minas Gerais. Somente na terça-feira (06/02) foram registrados ataques ou tentativas de atentado a agências bancárias em três cidades mineiras. Em todas elas, tiros foram disparados pelos criminosos. Na cidade de São Sebastião do Oeste, Região Central, um morador foi baleado e morreu. Já em Piedade de Caratinga, no Vale do Rio Doce, a Polícia Militar (PM) impediu o ataque e baleou quatro bandidos.
Mais uma vez a atuação das organizações criminosas terminou em morte. Criminosos fortemente armados chegaram em São Sebastião do Oeste, levando terror à população. Segundo as primeiras informações, 10 homens armados com fuzis atiraram várias vezes até chegarem à agência do Sicoob, alvo da ação. Um homem armado com um fuzil cercou o quartel da Polícia Militar (PM) e atirou, dificultando a saída dos policiais.
Um morador que estava em uma Parati vermelha acabou baleado quando passava pela Avenida Paulo VI, morreu na hora.
Os bandidos conseguiram acionar explosivos dentro da agência e chegaram a levar o cofre do terminal, mas o compartimento foi encontrado na carroceria de uma Hilux abandonada durante a fuga. Explosivos e armas também foram encontrados no carro. Munições de fuzil calibre 762, de pistola .40 e de espingarda calibre 12 foram encontradas na cidade.
Essa não foi a única ação na madrugada em cidades mineiras. Por volta das 2h25, criminosos fortemente armados chegaram em Fortaleza de Minas, na Região Sul do estado, em duas caminhonetes e um carro. Eles foram para a Praça Central onde fica o Banco Bradesco. Lá, se posicionaram e fizeram diversos disparos. Enquanto isso, parte do bando explodiu o caixa eletrônico. Os bandidos não conseguiram acessar o cofre. Somente a agência teve danos.
Ataque frustrado
A tentativa de atacar instituições financeiras terminou mal para uma quadrilha na manhã de terça-feira (06/02). Policiais militares impediram o assalto a uma casa lotérica, Correios e uma agência bancária, em Piedade de Caratinga, no Vale do Rio Doce/MG. Houve troca de tiros e quatro criminosos acabaram baleados.
“Eles são contumazes nessa ação, mas reforçamos o policiamento na região e conseguimos agir mais rápido que eles;” destacou o subcomandante do 62º Batalhão da Polícia Militar, major Márcio Roberto de Souza.
Com os homens foram apreendidas ferramentas usadas para arrombamento de cofres, caixas e portas de aço, explosivos e três armas: uma carabina de calibre 38, uma pistola de calibre 12 fabricada e uma submetralhadora artesanal.