Dois homens, de 42 e 46 anos, foram presos suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em furtos a agências bancárias em todo o país. Segundo a Polícia Civil (PCMG) contra o suspeito de 46 anos, que é natural do Pará, haviam cinco mandados de prisão em aberto. 
 
Das cautelares que pesavam contra o suspeito, duas foram expedidas pela Justiça do Rio de Janeiro, capital, uma em Niterói (RJ), uma em Vitória (ES) e uma em Gurupi (TO), todas relacionadas a investigações de furtos qualificados em detrimento de instituições financeiras.
 
De acordo com a PCMG, a dupla foi encontrada nessa sexta-feira (22) logo após furtar um notebook em uma agência bancária localizada em Contagem, na região metropolitana.
 
De acordo com os levantamentos, somente neste ano, o grupo criminoso teria agido em cinco cidades diferentes: Santarém (PA), Taguatinga (DF), Rio de Janeiro (RJ), São João de Meriti (RJ) e Juiz de Fora (MG).
 

Modo de agir

Segundo a PCMG, os suspeitos entravam na agência bancária e passavam bastante tempo observando o movimento. Em seguida, chamavam por um funcionário do estabelecimento, informando que um dos caixas eletrônicos estaria com problema. Assim que o atendente deixava seu posto, outro suspeito leva o dinheiro do caixa. Quando não conseguiam concretizar o crime dessa forma, os investigados esperavam um momento de menor fluxo de funcionários da agência, como no horário de almoço, e levavam objetos do estabelecimento.
 
Informações colhidas do serviço de segurança das agências bancárias dão conta de que, apenas em 2024, mais de R$ 60 mil em espécie e três notebooks foram subtraídos pelos suspeitos.
 
As investigações continuam para identificar outros envolvidos.
 
Fonte: O tempo