O evento que ocorreu na terça-feira, dia 29/10, foi promovido pela Comissão de Direito Sindical da OAB/MG e contou com a participação de várias autoridades, juízes, advogados, sindicatos e convidados.
Durante o evento, os palestrantes foram incisivos em dizer da importância dos sindicatos para fazer frente ao desmonte de direitos trabalhistas, sindical e previdenciária, promovidos por políticos, atrelados ao governo, que, de maneira unilateral, promoveram reformas sem autorização da sociedade civil (trabalhadores, OAB, sindicatos, MPT, Justiça do Trabalho, etc).
Os palestrantes destacaram ainda a importância do trabalho de base dos sindicatos, da sindicalização e da participação da advocacia no movimento sindical, que agora se tornará ainda mais forte com o desmanche do Ministério do Trabalho e Emprego, promovido pelo governo, de dentro para fora.
Um dado alarmante dito pelo magistrado é sobre a defasagem de juízes, servidores e auditores fiscais sofrida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), devido a aposentação e sem perspectiva de reposição, pois não há previsão de concurso público até 2021.
Reforma Sindical
A direção do SINTTRAV-MG informa que, segundo fontes ligadas ao Congresso Nacional, encontra-se em tramitação projetos para que apenas os associados se beneficiem das lutas e conquistas dos sindicatos (remuneração e benefícios). Não é justo que todos recebam e apenas alguns contribuem. Pense nisso!
Sindicalize! Fortaleça o seu sindicato!