Foto: reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresenta a lista dos criminosos mais procurados no Brasil. No aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) é possível consultar sobre veículos, mandados de prisão e desaparecidos. A lista dos criminosos mais procurados do país, aponta suas atividades no Brasil e em nações do Mercosul.

Entre os criminosos mais procurados, cinco deles se destacam pela notoriedade e repercussão de seus crimes. Entre eles estão assaltantes, traficantes de drogas, ladrões de banco e figuras que estão no comando hierárquico das maiores facções do país. Confira.

André do Rap

Apontado como narcotraficante mais procurado do Brasil, cujas ações operam-se na região sudeste do Brasil, e distribuição de drogas para diversos países de Europa. Foi condenado a 14 anos de reclusão, em regime fechado.

Está foragido desde outubro de 2020, quando foi solto por um habeas corpus concedido pelo Ministro Marco Aurélio Mello, que foi posteriormente cassado pela Supremo Tribunal Federal.

Baixinho

Willian Alves Moscardini, conhecido como “Baixinho”, é alvo de buscas no Brasil e em países do Mercosul. De acordo com o MJSP, ele enfrenta diversas acusações por assalto, roubo, sequestro e agressões, incluindo sua participação no assalto à transportadora de valores Prosseguir em Ciudad Del Este, no Paraguai, em 2017.

O roubo em uma transportadores rendeu valores expressivos. Foram subtraídos US$ 11 milhões, cerca de R$ 60 milhões na cotação atual.

Maria do Pó

Sonia Aparecida Rossi, a “Maria do Pó” é considerada foragida desde 2006. Ela é acusada de ser a maior traficante de cocaína da região de Campinas (SP). Ela é apontada como responsável pelo abastecimento de drogas nas favelas em São Paulo, com a droga vinda da Bolívia. É procurada por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Ela é suspeita de participar e ter envolvimento no desaparecimento de 340kg de cocaína do Instituto Médico Legal (IML) de Campinas (SP). Foi condenada a mais de 54 anos de prisão.

João Cabeludo

João Aparecido Ferraz Neto, conhecido como “João Cabeludo”, é acusado de ter envolvimento em roubos a carros fortes e tráfico de drogas na região do Vale do Paraíba (SP).

Ele é apontado como o principal traficante de drogas da região, tendo condenações que somam mais de 500 anos de prisão. Especula-se que ele esteja vivendo na Bolívia.

Leozinho “Playboy”

Leomar de Oliveira Barbosa, apelidado de “Leozinho” ou “Playboy”, é membro da maior facção criminosa do Rio de Janeiro, possuindo conexão com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele é braço direito de Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

É acusado de ser um dos operadores da Conexão Atibaia, onde era um dos responsáveis pela logística de operações envolvendo o envio de cocaína do Paraguai para um aeroclube em Atibaia (SP). Foi solto indevidamente do Presídio Estadual de Formosa em 2018, após o cumprimento de um Alvará de Soltura da Vara da Justiça Federal em Goiás. Possui outras duas condenações contra ele na 1ª Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Fonte: CNN Brasil