A Direção do SINTTRAV-MG já vem denunciando há bastante tempo a facilidade com que os bandidos do crime organizado roubam toneladas de explosivos/dinamite que são transportados em caminhões comuns, sem a mínima segurança e sem a presença de escolta armada.
Vale lembrar que a fiscalização de explosivos é responsabilidade do Ministério da Justiça, através do Exército Brasileiro, que por uma legislação defasada, não permite uma fiscalização eficiente de acompanhamento de ponta a ponta.
Os explosivos roubados pelo crime organizado são usados para assaltos a carros-fortes, bases de valores, caixas eletrônicos e agências bancárias.
Os números são alarmantes! Nos últimos 5 anos, foram mais de 400 ataques a carros-fortes que foram detonados mediante a uso de explosivos, com perda total dos veículos, que deixaram rastros de violência, sendo subtraídos aproximadamente Meio Bilhão de reais das transportadoras de valores, sem contar as várias vidas de vigilantes que foram mortos, feridos ou mutilados, além de afastamentos e transtornos psicológicos sofridos pelos mesmos.