O celular toca, mas quando você olha a tela é o seu próprio número chamando. A ligação é mais um golpe de outros vários que são aplicados por estelionatários que buscam dinheiro fácil, usando a boa fé e até mesmo a vulnerabilidade das pessoas. O chamado golpe do Próprio Número já fez vítimas em Minas Gerais e em Belo Horizonte e a Polícia Civil já está de olho nos falsários.
De acordo com o delegado Magno Machado Nogueira, da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, na verdade a pessoa não está recebendo ligação do próprio número, mas sim de um número qualquer ou de equipamento de software.
“O criminoso consegue esconder esse número e apresentar o número da própria pessoa, ele faz isso para poder chamar atenção. [Ele quer] que a pessoa atenda o telefone e trate uma conversa com o criminoso ou até mesmo use SMS. A ideia do criminoso é manter contato com a vítima de modo a conseguir dados e senhas”
O delegado conta que várias casos como esse já ocorreram em Belo Horizonte e que a maioria das pessoas não caiu no golpe.
Conforme o delegado, o ideal é que as pessoas NÃO ATENDAM LIGAÇÕES do próprio número e nem respondam SMS, mas, caso ocorra, o correto é procurar a polícia. “O mais importante é que ela ligue para polícia imediatamente ou faça um boletim de ocorrência”, explica. Fonte: Itatiaia