A Prosegur arrancou com o seu sistema de protecção anti-drones para preservar a segurança em espaços aéreos sensíveis, como infra-estruturas críticas, instalações industriais, centros de dados e de transporte, bem como grandes eventos culturais, musicais e desportivos ao ar livre.

Esta solução, integrada no conceito de Segurança Híbrida e concebida pelas equipas de engenharia da Prosegur em conjunto com os seus parceiros tecnológicos, permite detectar, rastrear e intervir sobre aeronaves não tripuladas (UAS) que operem sem autorização em zonas delimitadas. É aplicável a UAS comerciais standard (COTS) ou modificadas, bem como às plataformas não disponíveis em canais comerciais regulados. A iniciativa ganha especial relevância num contexto de aumento de incidentes com drones e contribui para que os clientes cumpram as exigências regulatórias em sectores críticos e estratégicos, reduzindo riscos físicos e cibernéticos e protegendo activos essenciais.

Actualmente, a Prosegur opera mais de 120 serviços de vigilância com drones para clientes em espaços, eventos e instalações estratégicas em todo o mundo., com presença destacada no Brasil, Chile, Espanha, México e Paraguai, estando prevista a sua próxima entrada no Peru.

O sistema permite detectar UAS potencialmente perigosos e identificar o modelo do drone, o seu número de série e a localização a partir da qual está a operar. Uma vez localizado o dispositivo, a solução é capaz de interferir na frequência de controlo para neutralizar a trajectória e assumir o controlo através de diferentes acções, conforme o caso: regresso ao ponto de origem, aterragem numa área segura, captura, abate ou anulação do sinal do piloto.

A acção é determinada em função do nível de alerta (distância de detecção, velocidade, comportamento e risco potencial) e sempre de acordo com a regulamentação aplicável. Em países como Portugal, Espanha ou Brasil, a responsabilidade pela decisão de neutralizar drones cabe exclusivamente às forças de segurança e autoridades estatais, com os quais a Prosegur colabora permanentemente no âmbito do marco legal vigente.

Este novo sistema integra-se como mais um elemento do modelo de Segurança Híbrida da Prosegur, que combina vigilância presencial realizada pelos profissionais mais qualificados com tecnologia avançada, incluindo drones e robôs, tudo coordenado de forma integral a partir dos iSOC (Centros de Operações de Segurança Inteligente) da empresa.

Leia a matéria na íntegra https://revistasegurancaeletronica.com.br/prosegur-lanca-sistema-anti-drones-para-reforcar-a-seguranca-aerea-em-espacos-criticos/