- A Prosegur registou receitas de 1.126 milhões de euros, mais 5,2% que no mesmo período do ano anterior, com um crescimento orgânico de 45,3%
- O grupo começa o ano forte e aumenta o seu lucro líquido consolidado para 17 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, mais 32%
- Cash mantém crescimento em Produtos de Transformação, com penetração de 31% nas vendas totais, enquanto Prosegur Security aumenta sua rentabilidade em 24,3%
Madrid, 29 de abril de 2024. A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, obteve um lucro líquido consolidado de 17 milhões de euros nos primeiros três meses de 2024, 32% a mais que no mesmo período do ano anterior. A empresa reportou vendas de 1.126 milhões de euros, o que representa um aumento de 5,2%.
Em termos de crescimento orgânico, a Prosegur alcançou um avanço extraordinário de 45,3%. Relativamente à rentabilidade das operações, o EBITA situou-se nos 60 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, com uma margem EBITA de 5,3%.
A dívida financeira líquida atingiu 1.342 milhões de euros e o nível de endividamento mantém-se num rácio dívida financeira líquida/EBITDA de 2,8 vezes. Além disso, a Prosegur apresenta uma situação confortável com um custo médio da dívida corporativa de 2,8% e 70% da dívida a taxa fixa.
Os resultados dos primeiros três meses de 2024 mostram o bom início de ano do grupo Prosegur com um aumento das vendas em todas as geografias onde opera. Durante este período, a empresa também alcançou diferentes marcos em termos de ESG. Por um lado, tornou-se a primeira empresa do setor de segurança privada a ser classificada como “ Líder em Diversidade 2024” pelo Financial Times , destacando o compromisso e. liderança da empresa em práticas de diversidade e inclusão. Além disso, a Prosegur foi reconhecida como a única empresa espanhola entre as 100 marcas de serviços comerciais mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance.
No seu compromisso com a melhoria contínua do Grupo, após este trimestre será aprovado um novo quadro ESG, com metas e iniciativas atualizadas aos desafios que a empresa deve enfrentar durante o seu novo Plano Estratégico 2024-2026.
Evolução da atividade por linhas de negócio:
Dinheiro Prosegur
A Prosegur Cash , subsidiária de logística de valores mobiliários e gestão de caixa, registou um lucro líquido de 18 milhões de euros nos primeiros três meses de 2024, mais 25,2% face ao mesmo período do ano anterior, devido à redução dos custos financeiros. As vendas atingiram 470 milhões de euros, menos 1,4%, afetadas pelo impacto temporário da moeda na América Latina, região que representa 63% das vendas totais. Além disso, foi influenciado pela exclusão da operação australiana do perímetro de consolidação.
O crescimento orgânico aumentou 51,8%, aumentando dois dígitos em todas as geografias onde opera. De realçar o bom desempenho dos Produtos de Transformação, que registaram um aumento de 11,5%, com vendas de 149 milhões de euros. Isso representa 31,7% das vendas totais da Prosegur Cash durante os primeiros três meses de 2024.
Prosegur Segurança
A Prosegur Security , negócio de vigilância e tecnologia, registou um crescimento nas vendas de 12,2%, face ao mesmo período do ano anterior, atingindo 585 milhões de euros. A empresa registou um crescimento orgânico extraordinário de 36,9%, baseado num aumento robusto da produção comercial.
A principal divisão de segurança continua com a tendência positiva da rentabilidade, que aumenta 24,3%, com um EBITA de 12 milhões de euros e uma margem EBITA de 2%, impulsionada principalmente pela escalabilidade do negócio e por uma ótima transferência de preços.
Alarmes Prosegur
A atividade de alarmes em conjunto, Prosegur Alarms e Movistar Prosegur Alarmas , atingiu 887.000 conexões no final do primeiro trimestre de 2024. Especificamente, aumentou 8% a mais, 68.000 conexões em relação ao mesmo final do trimestre de 2023. Em relação ao actividade exclusiva da Prosegur Alarmes, as suas vendas aumentaram 6,4%, para 49 milhões de euros, registando um espectacular crescimento orgânico de 107%.
Prosegur Tech: AVOS Tech e Cipher
A AVOS Tech , empresa que se dedica a melhorar os processos de negócio através de soluções desenvolvidas na sua própria fábrica de software, registou vendas de 19 milhões de euros nos primeiros três meses de 2024. Por sua vez, a Cipher , unidade de cibersegurança, atingiu vendas de 3 milhões. euros durante este trimestre.
Fonte: Prosegur