A Segurança Pública de Minas Gerais lançou nesta quinta-feira o programa "Procura-se", com o objetivo de prender os 21 foragidos da Justiça mais procurados do estado.
O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e tem parceria com as polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, com o Corpo de Bombeiros e com o Ministério Público de Minas.
Os alvos foram escolhidos por serem reincidentes em diversos crimes como homicídios, roubos e tráfico de drogas. Parte deles também tem ligação com explosões de caixas eletrônicos em Minas, além de assaltos a bancos, prática conhecida como “Novo Cangaço”.
As informações sobre os procurados podem ser dadas pelo Disque Denúncia, através do número 181, de forma anônima e gratuita. Para saber mais detalhes sobre os alvos, os cidadãos podem acessar o QR Code que fica nos cartazes espalhados por todas as cidades do estado, com fotos e a listas de todos os procurados.
Também é possível acessar o hotsite do projeto para saber detalhes sobre a atuação de cada um, informações pessoais, mandados em aberto, regiões de atuação etc. Nas três edições do programa, em 2011, 2012 e 2017, foram presos 29 dos 41 alvos por meio de denúncias.