Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada quatro segundos no mundo. Isso corresponde a 800 mil mortes por ano. O Brasil está em 8º lugar entre os países do mundo com mais casos de suicídios.

Idosos com mais de 70 anos lideram o ranking de suicídio no País - são quase 9 casos a cada 100 mil habitantes. O abandono ao fim da vida é uma das principais causas.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a taxa de mortalidade por suicídio é de 2,4 mulheres a cada 100 mil, enquanto, para os homens, chega a 9,2 para cada 100 mil. Eles se matam cerca de quatro vez mais.

A maioria desses casos acaba sendo causado em decorrência de doenças mentais que não são tratadas, pessoas com bipolaridade, esquizofrenia e dependência química também entram no grupo, situações que impactam a vida pessoal das pessoas também podem levá-las a isso.

Devemos ficar alertas a alguns sinais: isolamento, infelicidade e esgotamento. Além de psiquiatras e terapeutas, o CVV - Centro de Valorização a Vida - pode ser o primeiro passo para quem busca ajuda. Ele é uma organização filantrópica e sem fins lucrativos. Ou seja, seu objetivo é apenas dar apoio emocional para quem está sofrendo com pensamentos suicidas. Falar é a melhor solução - Disque 188.