Faça download do boletim negociacao-plano-de-saude-2021-sinttrav---valores--.pdf
Plano de saúde - UNIMED pede reajuste de 10,87%
Companheiros (as), a nossa data base para reajuste anual do plano de saúde é 1 de julho.
Esse ano a negociação com a Unimed não foi fácil. A operadora apresentou proposta de 10,87% para o reajuste das mensalidades e da coparticipação no plano de saúde dos trabalhadores do Transporte de Valores de Minas Gerais.
Absurdo. Não tem conversa! "Não há justificativa para aplicar um reajuste tão elevado em plena pandemia do COVID-19, quando a operadora restringiu o atendimento de consultas e procedimentos (cirurgias) para os trabalhadores e seus familiares. Portanto, não há o que falar sobre o reajuste de coparticipação. 'Discutiremos aqui apenas reajuste de mensalidades'', asseverou Emanoel Sady, Presidente do SINTTRAV em reunião por vídeoconfêrencia, que ocorreu na última sexta-feira, (18/06), que contou com representantes do Sindicato Patronal, diretoria do sindicato e da operadora UNIMED.
Após, todas ponderações e justificativas para reajuste do plano, pelo representante da UNIMED que enunciou sobre a pandemia COVID-19, ter impactado nos custos da operadora com abertura de novos leitos de UTI e CTI, e que o índice de utilização do contrato é de 87,87%, o que exigiria um reajuste de 12% e 13%.
Em seguida a exaustivos debates, a operadora apresentou nova proposta de reajuste na ordem de 7,50% a ser reaplicado em todo contrato (mensalidades e coparticipações), proposta essa que foi rechaçada de imediato pelo presidente do sindicato e que ao ser lhe passado a palavra proferiu: ''Os trabalhadores não suportam mais pagar altos índices de reajustes do plano de saúde''.
É de conhecimento de todos o momento crítico em que estamos passando, apesar de reconhecer a UNIMED como um bom plano de saúde não aceitaremos nem falar sobre reajuste na coparticipação e o índice de 7,5% é inviável para os trabalhadores. Desta maneira, se a operadora não melhorar a proposta, há risco de paralização e GREVE!
Após extenuante contestação entre as partes (SINTTRAV, Sindicato Patronal e UNIMED), os representantes da operadora apresentaram proposta final para fechamento do contrato em 5% não havendo reajuste na coparticipação. Como última proposta, os representantes do SINTTRAV sugeriram reajuste na ordem de 4,5% nas mensalidades e 0% na coparticipação.
Representantes da UNIMED submeteram a proposta do SINTTRAV, a diretoria da operadora que aprovou a nossa contra proposta por uma renovação do contrato do plano de saúde por mais um ano.
A direção do SINTTRAV agradece o apoio e empenho de todos. Essa conquista só foi possível com a mobilização e união dos trabalhadores dos Transportes de Valores de Minas Gerais, juntamente com o sindicato.