Na última sexta-feira (12), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), afirmou que as inovações no mercado financeiro devem fazer com que o cartão de crédito tenha fim “em algum momento em breve”.

“Hoje por exemplo, você compra com cartão de crédito, aí um familiar vai lá e compra 15 parcelas. Você recebe a conta “5/6” “4/8”, eu por exemplo não tenho a menor noção do que está acontecendo. Aqui você vai ter tudo de forma consolidada, inclusive esse sistema elimina a necessidade de ter cartão de crédito. Acho que o cartão de crédito vai deixar de existir em algum momento em breve”, afirmou.

Open Finance e Pix

De acordo com Campos Neto, a evolução do mercado com o Open Finance e o Pix, por exemplo, possibilitará que toda a vida financeira da pessoa seja acessível de maneira através do celular.

“Se eu tenho Open Finance e sei tudo que vai pagar e receber, eu posso desenhar seu, vai gerar educação financeira, uma melhoria na parte de crédito muito grande porque as pessoas vão ter uma educação”, disse.

O Pix é o meio de pagamento mais utilizado no país, seguido pelos cartões de crédito e débito, que estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Sendo que no primeiro trimestre de 2022, foram registradas pelo Banco Central 4,2 bilhões de transações pelo Pix. Já no cartão de crédito foram 3,7 bilhões e no débito, 3,6 bilhões.

Moeda digital

A criação do Real Digital está em desenvolvimento e faz parte da agenda de inovação do sistema financeiro do Banco Central. Dessa forma, Campos Neto prevê que o lançamento da novidade ocorra em 2024, embora tenha havido um atraso devido à greve dos servidores.

“Eu gostaria de ter a moeda digital funcionando em 2024. A gente teve um pequeno atraso por conta da greve que nós tivemos, mas acho que dá pra avançar nisso”, destacou.

Fonte: seucreditodigital