O governo federal anunciou a prorrogação do prazo para que todos os estados possam aderir à nova Carteira de Identidade Nacional. Inicialmente o adiamento estava previsto para 11 de dezembro, mas a extensão da data limite foi adiantada para 6 de dezembro, um adiamento mais breve do que o esperado.

O decreto presidencial que formaliza esse segundo adiamento foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (6). Originalmente, o prazo estabelecido era 6 de março deste ano, sendo posteriormente postergado para 6 de novembro.

Como emitir?

Para emitir a CIN, o cidadão deve comparecer a um órgão do instituto de identificação portando a certidão de nascimento ou de casamento e um documento com o número do CPF regularizado.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal.

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”.

Para solicitar a emissão da carteira de identidade, é necessário realizar o agendamento por meio do site do Governo de Minas ou por aplicativo de celular, ou tablet. Posteriormente, o requerente deve se dirigir aos Postos de Identificação da Polícia Civil portando os documentos necessários. No mesmo site é possível acessar os endereços e horários de funcionamento de todos os postos do estado.

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