A Polícia Civil do Estado do Pará por meio da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos e Antissequestro (DRRBA), prendeu nesta quinta-feira, 21 em Açailândia, no Maranhão, um dos principais assaltantes de banco e caarro-forte em atividade no Brasil.
Janison Resende de Oliveira da Silva foi preso em decorrência das investigações da ação de “novo-cangaço” realizada no município de Cametá, no Pará, em dezembro do ano passado que permitiu a identificação do acusado como um dos principais executores do delito, destacando-se como integrante do bando responsável pela logística de armamentos e explosivos utilizados no crime.
Janison é natural da cidade de Santa Maria da Boa Vista (PE) e chegou ao Pará no ano de 2017, já com satatus de foragido do seu estado de origem. Entre os anos de 2017 e 2020, o acusado realizou diversas ações de “novo cangaço” e ataques a carros-fortes em vários estados da Federação, como Pará, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Paraíba.
No decorrer das investigações pela Polícia Civil foi identificado que o grupo de Janison planejava realizar o roubo a um carro-forte entre os municípios de Moju e Tailândia, na primeira quinzena do mês de setembro, ação criminosa esta que foi evitada pela atuação preventiva da Delegacia Especializada, resultando na apreensão de diversos armamento de grosso calibre e explosivos em Acará, no dia 11 de setembro último.
No momento de sua prisão foi dado cumprimento aos seguintes Mandados de Prisão Preventiva, expedidos pela Justiça Paraense:
3
- Comarca de Conceição do Araguaia, ação “Novo Cangaço” contra o Bradesco de Santa Maria das Barreiras em 10/07/2018;
- Comarca de Marabá, por roubo contra carro-forte da Empresa PROSEGUR, na BR-155, entre Marabá e Eldorado dos Carajás no dia 31/08/2019.
- Comarca de Cametá, por crime de roubo “novo cangaço” contra o Banco do Brasil no dia 01/12/2021, já citada anteriormente, vindo a ser o 08 (oitavo) integrante preso.
Também foram cumpridos os Mandados de Prisão Preventiva em aberto contra o suspeito da Comarca de Conceição, na Paraíba (PB); Comarca de Salgueiro, em Pernambuco (PE); das Comarcas de Barra e Paulo Afonso, na Bahia (BA); bem como 03 (três) mandados de Prisão Preventiva oriundos das Comarcas de Pedro Afonso e Arapoema, no Tocantins, por ataques a carros-fortes no ano de 2019 nas cidades de Pedro Afonso/TO, Rio dos Bois/TO e Arapoema/TO, contabilizando o total de 10 (dez) prisões preventivas em 05 (cinco) estados da Federação.
Após ser ouvido, o preso foi encaminhado ao Sistema Penitenciário onde já se encontra a disposição da Justiça.
Fonte: romanews.com.br