(Foto: Divulgação)
A Polícia Civil do Maranhão cumpriu, na manhã desta sexta-feira (9), cinco mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento no assalto à base de uma transportadora de valores em Bacabal, ocorrido em outubro de 2024. A ofensiva mirou o núcleo logístico do bando e revelou um detalhe que chama atenção: entre os alvos está uma policial civil aposentada, apontada como tia do chefe do grupo, que já está preso.
A ação, realizada em São Luís e Bacabal, foi coordenada pelo Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), com apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT), do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), das Delegacias Regionais de Viana e Bacabal e da Delegacia de São Mateus do Maranhão.
Segundo as investigações, os quatro suspeitos alvos das prisões são diretamente ligados à estrutura que deu suporte à execução do crime, prestando auxílio com transporte, abrigo e informações. A presença de uma policial civil aposentada entre os investigados, e seu vínculo familiar com o líder do grupo, reforça a complexidade da organização criminosa.
O ataque à base da transportadora de valores foi tratado desde o início como uma ação articulada por um grupo especializado. Desde então, a Polícia Civil do Maranhão vem realizando diligências para identificar, prender e responsabilizar todos os envolvidos.
A investigação segue em andamento e, de acordo com a Seic, o objetivo é desarticular completamente a atuação do grupo.
Relembre
Em operações anteriores, a polícia já havia prendido outros envolvidos no assalto à transportadora de valores, que teve um prejuízo superior a R$ 20 milhões. Um dos últimos foragidos foi localizado e preso no estado vizinho do Piauí.
Outro suspeito, considerado um dos líderes da ação, foi morto em confronto com a polícia durante uma abordagem no município de Santa Rita. Ele já era investigado por envolvimento em diversos assaltos a bancos no país.