É provável que você conheça a história de alguém que teve um imbróglio para resolver envolvendo o plano de saúde, seja por causa de um descredenciamento de um médico, que acompanhava um tratamento longo ou até aquele problema com reembolsos. Pois, mais uma vez, o segmento ficou no topo do ranking de reclamações, realizado, anualmente, pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec). Segundo o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (11/3), os planos atingiram o maior percentual (29,3%) em relação aos outros temas desde 2018, com exceção de 2020, quando foram superados pelos serviços financeiros.
No ranking de 2023, os serviços dos bancos alcançaram 19,4% das queixas. Demais serviços ficaram (13,7%), problemas com produtos (9,5%), e telecomunicações (8,2%) completam o topo da lista de queixas.
As cinco áreas somam mais de 80% das reclamações do ano. As demais concentram 19,9%, divididas entre água, energia e gás, transportes, turismo/viagens, alimentos, educação e entre outros.
Ranking de reclamações 2023 do Idec
Fonte: O Tempo