Mais dois suspeitos de envolvimento no assalto a um carro-forte no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, foram presos preventivamente nesta sexta-feira (19). Com isso, chegou a oito o número de prisões, realizadas em São Paulo, Paraná e cidades do RS.
O crime ocorreu em 19 de junho. Um policial e um assaltante morreram. (Relembre o assalto abaixo)
Um dos homens estava em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O outro já estava preso na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas. A Polícia Federal (PF) não divulgou as identidades deles.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Canoas, São Leopoldo, Igrejinha e no interior da penitenciária. Além disso, a Justiça Federal autorizou o sequestro de dois veículos.
Os trabalhos foram realizados pela PF, Brigada Militar e Polícia Penal.
PF cumpre ordens judiciais após assalto a carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul — Foto: Divulgação/Polícia Federal
As primeiras prisões ocorreram depois que autoridades gaúchas avisaram as polícias de São Paulo, Paraná e Santa Catarina sobre uma eventual fuga dos suspeitos. Três homens foram transferidos de SP e do PR em 22 de junho, sendo escoltados até a Penitenciária Estadual de Canoas.
Um quarto homem foi preso em Torres, no Litoral Norte do RS. A prisão preventiva foi realizada por ordens judiciais despachadas pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul.
A quinta prisão ocorreu na madrugada de 26 de junho, em Minas Gerais. O suspeito é um homem de 34 anos com histórico de participação em roubos a bancos. Ele estava com R$ 13,1 mil em dinheiro e telefones celulares comprados recentemente, segundo a PM.
O sexto suspeito foi localizado na cidade de São Paulo. A prisão ocorreu no dia 5 deste mês.
Policial e assaltante mortos
Na noite de 19 de junho, assaltantes armados com fuzis e disfarçados de policiais federais entraram no aeroporto de Caxias do Sul, Hugo Cantergiani, e atacaram um carro-forte.
A polícia afirma que, depois da troca de tiros, os criminosos fugiram para uma zona de matagal próxima ao terminal. Eles teriam conseguido fugir com parte do dinheiro.
Na troca de tiros, dois homens morreram. O policial militar Fabiano Oliveira, de 47 anos, foi atingido por um tiro de fuzil e não resistiu. Ele era segundo sargento e integrava o 12º BPM e deixou esposa e dois filhos.
Um dos assaltantes, que não teve a identidade divulgada, também morreu, baleado.
Investigação
Dois carros-fortes foram alvo dos assaltantes transportaria o dinheiro que chegou ao RS através do aeroporto de Caxias do Sul.
O serviço normalmente ocorre por meio do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Contudo, o terminal da capital está fechado após ser atingido pela enchente.
Os dois veículos que transportavam o dinheiro foram periciados. A empresa responsável pela operação disse que os funcionários se protegeram no carro-forte durante a troca de tiros. Um deles ficou ferido, mas passa bem.
A falsa viatura usada pelos criminosos para entrar no aeroporto simulava a da Polícia Federal. O carro foi encontrado e também foi periciado.
O Aeroporto Hugo Cantergiani fica em Caxias do Sul, o segundo município mais populoso do RS, com 463,5 mil habitantes. O terminal da Serra ficou fechado para a realização da perícia e foi reaberto na manhã de quinta-feira.
Fonte: G1