A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira (18), uma operação nas cidades de Varginha, no Sul de Minas, e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Denominada “Operação Conexão Triângulo”, a ação busca criminosos envolvidos com roubo a bancos e empresas de valores.

A operação investiga os crimes de associação criminosa armada, cessão ilegal de arma de fogo de uso restrito, furto qualificado, roubo majorado e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão. Seis deles em Uberlândia e os outros quatro em Varginha.

Segundo a Polícia Federal, as investigações iniciaram após ação da Polícia Militar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Varginha no final de outubro de 2021. Na ocasião, uma ofensiva das forças de segurança contra o “domínio de cidades” resultou em 26 mortes de suspeitos que estavam com grande quantidade de armamento em sítios da cidade. 

No entendimento da PF, “ficou evidenciado que o grupo criminoso não havia sido completamente desbaratado, sobretudo referente a integrantes que prestaram apoio logístico e operacional”. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa armada, cessão ilegal de arma de fogo de uso restrito, furto qualificado, roubo majorado e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, cujas penas máximas somadas podem resultar em 39,5 anos de prisão e multa.

O objetivo da Operação é apreender objetos que robustecem as provas já colhidas contra os suspeitos, como também detalhar a atuação criminal do grupo. Com a continuidade das investigações, em decorrência das apreciações dos materiais apreendidos, serão aprofundadas as análises sobre a participação de outras pessoas e a ocorrência de outras práticas criminosas, com posterior relatório e remessa à Justiça.

Relembre a ação em Varginha

A Polícia Militar e a Polícia Rodoviaria Federal (PRF) realizaram uma operação conjunta e desmantelaram uma quadrilha de assalto a bancos de alta periculosidade, conhecida como "novo cangaço", em Varginha, no Sul de Minas Gerais, neste domingo (31). Vinte e cinco criminosos morreram em confronto com as polícias durante a operação, e vários ficaram feridos. 

O confronto ocorreu em duas chácaras da cidade. Na primeira, 18 criminosos, foram mortos quando atacaram os policiais. Na segunda chácara, foram sete mortos. O grupo estava armado com um arsenal de guerra, explosivos e coletes a prova de balas. 

A PRF informou, por meio de nota, que "a quadrilha possuía um verdadeiro arsenal de guerra sendo apreendidos fuzis, metralhadoras ponto 50, explosivos e coletes à prova de balas, além de vários veículos roubados. Foram arrecadados ainda diversos “miguelitos” (objetos perfurantes feitos com pregos retorcidos usados para furar os pneus das viaturas policiais)".

Fonte: Jornal OTEMPO

Foto: (Divulgação)