Durante a ação foi utilizado um fuzil M16, calibre .556. Dois vigilantes foram rendidos, enquanto um terceiro conseguiu entrar no carro forte, impedindo a subtração do numerário (Foto: Divulgação/PCPE)
Foto: Divulgação/PCPE)
 
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), desencadeou na manhã da última terça-feira (19), uma Operação denominada “EMBARQUE", que desarticulou uma quadrilha de roubo a banco e carros fortes.
 
A Operação Embarque iniciou-se em outubro de 2023, com o objetivo de apurar o assalto ao carro-forte da empresa Preserve Segurança e Transporte de Valores, ocorrido no 2 de outubro de 2023, quando se fazia o transbordo de valores de uma agência bancária localizada no CEASA, no bairro do Curado, no Recife.
 
Durante a ação foi utilizado um fuzil M16, calibre .556. Dois vigilantes foram rendidos, enquanto um terceiro conseguiu entrar no carro forte, impedindo a subtração do numerário.
 
Na operação foram roubadas quatro armas dos vigilantes, duas espingardas calibre doze e dois revólveres calibre 38.
 
A investigação conseguiu qualificar os envolvidos na execução imediata e individualizar as condutas de cada um deles.
 
As investigações tiveram a presidência dos Delegados Álvaro Grako e Diego Jardim, respectivamente, Titular e Adjunto da Delegacia de Polícia de Roubos e Furtos.
 
O delegado Álvaro Grago, titular da Delegacia de Polícia de Roubos e Furtos falou sobre a ação dos bandidos e explicou que a investigação começou com uma tentativa de roubo a um carro-forte no Ceasa. 
 
Três pessoas foram identificadas, duas foram presas em Recife e na região de Aliança, Pernambuco, enquanto uma faleceu durante as investigações.
 
“A Delegacia de Roubos e Furtos, foi acionada para uma tentativa de roubo de carro forte na região do Ceasa, quando os vigilantes saíam de uma agência bancária e embarcavam no carro forte para que aquele valor fosse, dali, retirado. De imediato as equipes se dirigiram ao local, foram acionadas as perícias e com o decorrer das investigações foi possível identificar essas 3 pessoas que participaram daquela empreitada criminosa. Dois deles foram presos na data de ontem, um deles já havia falecido em uma troca de tiros no bairro do Totó. Eles negam a autoria do crime. As prisões foram realizadas no Recife e na região de Aliança, na mata norte de Pernambuco. Foram encontradas duas armas de fogo em posse dessas pessoas, razão pelas quais foram autuados em flagrante delito pelo crime de posse de arma de fogo. As investigações continuam para que a gente possa identificar eventuais outros delitos praticados por essa associação criminosa, já que todos eles ostentam passagem pelo sistema criminal, seja por homicídio, seja por tráfico, seja por delitos patrimoniais”, disse o titular das investigações.
 
Os criminosos foram recolhidos ao sistema prisional e estão à disposição do Poder Judiciário.
 
Fonte: diariodepernambuco