A abolição da escravatura, determinou, em 13 DE MAIO DE 1888, o fim da escravidão no Brasil, libertando todos os escravizados no território nacional. Seus antigos donos não receberam nenhuma indenização e cerca de 720 mil escravos conquistaram a liberdade com a Lei Áurea.

Essa lei foi assinada pela princesa Isabel, princesa regente do Brasil, pois seu pai, d. Pedro II, estava em viagem para a Europa. A assinatura foi recebida com festa pela população, pois concretizou uma luta popular que se arrastava por décadas, em especial na de 1880.

Esse movimento foi operado pelos próprios escravizados, que fugiam e se rebelavam, mas também pelo movimento abolicionista, que utilizou diferentes estratégias para dar força à causa. A população, em especial as das principais cidades, também apoiou o fim da escravidão. No fim, a abolição era inevitável e acabou sendo a saída adotada pela monarquia.

Os negros não receberam suporte e seguiram sofrendo com o racismo e a falta de oportunidades. Para saber mais sobre o processo de abolição, clique aqui.

Fonte: brasilescola