Foto: Alezandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Foi desencadeada na manhã desta sexta-feira (4) uma operação da Polícia Militar (PM) considerada a maior da corporação neste ano, com atuação de todos os comandos da PM no Estado e que deve durar todo o mês de dezembro.
Segundo a polícia, o objetivo inicialmente é o reforço para o comércio no fim de ano, mas a corporação busca inibir o crime do novo cangaço. A intenção da Polícia Militar é evitar que crimes como os registrados em Santa Catarina e no Pará aconteçam em Minas.
"A inteligência não tem nenhuma informação de que possa acontecer (o que aconteceu em Santa Catarina e Pará), mas as cidades onde, por questões fronteiriças, com histórico, a inteligência percebeu que há uma necessidade maior. Nesses pontos, o Batalhão Rotam vai atuar de maneira efetiva, operacional e o Bope, em algumas dessas cidades, para o deslocamento mais rápido", a capitão Layla Brunnela, porta-voz da Polícia Militar.
Militares do batalhão Rotam estão viajando nesta sexta para pontos de divisa do Estado e também no interior de Minas para reforçar o policiamento. Todos policiais estão empenhados, incluindo Meio Ambiente, Polícia Militar Rodoviária, BOPE e batalhão aéreo.
"Nós temos em Minas uma redução na casa de 80% de crimes relacionados às agências financeiras e a nossa intenção é a manutenção disso com a ampliação do efetivo. O Batalhão Rotam vai deslocar para algumas cidades onde houve levantamentos de inteligência da necessidade de permanência dessas viaturas em pontos específicos do Estado. E o nosso Bope tem a possibilidade de chegar rápido a esse tipo de operação", disse a portal-voz. Fonte: itatiaia