Em audiência virtual que ocorreu no dia 18 de novembro, reuniram o representante do Ministério Público do Trabalho procurador Dr. Antônio Augusto Rocha, representantes do Sindicato patronal e do SINTTRAV-MG, para tratativas de medição para resolução das questões de saúde e segurança afetas aos trabalhadores e vigilantes de carro forte que se ativam no transporte de valores em face da pandemia do COVID-19.
Após exaustivos debates, o MPT recomendou as empresas das transportadoras de valores de Minas Gerais a doção das seguintes providências:
1 – Instalação de tapete higienizante nos carros fortes;
2 – Implantação de sistema de trabalho de equipes fixas, vinculadas a um único veículo, sem rodízio dos integrantes da equipe para outras equipes.
3 – As medidas preventivas já implementadas para evitar episódio de contaminação do Covid-19, devem ser mantidas.
Cópia da ata da audiência foi encaminhada a todas as empresas do segmento de Minas Gerais.
A direção do SINTTRAV entende que todas e quaisquer medidas de prevenção para evitar a contaminação do Covid-19 entre os trabalhadores, são importantes, principalmente para os Vigilantes de carro forte, que por ser uma atividade essencial, não pararam durante a pandemia.
Portanto, estamos atentos e acompanhando a implementação das providências descritas acima, podendo vir a requerer a instauração de procedimentos de mediação individualizados por empresas, na hipótese de não atendimento.
Saúde e segurança em primeiro lugar!!!
SOMOS ATIVIDADE ESSENCIAL!