A África do Sul, assim como o Brasil, enfrenta um sério ataques do crime organizado. E é de lá que vem o vídeo que viralizou essa semana na internet. Um carro-forte foi alvejado por tiros em uma tentativa de assalto. A ação dos criminosos só não foi profícua, graças a destreza e habilidade do Vigilante motorista do blindado.
A ocorrência aconteceu no último dia 22 de abril, na cidade de Pretória. Segundo a imprensa local, nenhum dos dois ocupantes do carro-forte - um Toyota Land Cruiser usado no transporte de valores - ficaram feridos. No vídeo, é possível ver que o motorista Leo Prinsloo observa a aproximação dos criminosos, e o tiroteio começam logo depois.
As janelas de vidro à prova de balas da picape são atingidas com vários tiros enquanto Prinsloo acelera pelo trânsito, batendo em dois veículos - pelo menos um - um Audi A5 - que estava transportando os supostos criminosos - no processo.
O carro-forte teve danos no para-choque dianteiro, muitas das janelas foram destruídas por tiros e buracos de bala aparecem na carroceria. Nenhuma prisão foi feita ainda.
O motorista Leo Prinsloo é um ex-membro da Força-Tarefa Especial do Serviço de Polícia da África do Sul, um grupo de operações especiais. A Força-Tarefa Especial funciona como uma organização de resgate de reféns e contra-terrorismo, treinada para lidar com ameaças de alto risco em terra, no ar e no mar.
Este detalhe da carreira de Prinsloo foi confirmado por seu atual empregador, Fortis Pro Active Defense Solutions, no Facebook . De acordo com a empresa, Prinsloo é o instrutor principal de seus "cursos de Operador Solitário". autopapo.uol
Assista o vídeo