O assalto violento a uma transportadora de valores em Recife acordou moradores do bairro Estância na madrugada desta terça-feira. Nas redes sociais, internautas publicaram áudios e vídeos com barulhos de explosão, muitos tiros e carros queimados em uma das principais vias da Zona Oeste da capital pernambucana.
O roubo aconteceu por volta das 3h, quando cerca de 30 criminosos fortemente armados explodiram o muro de uma loja de conveniência de um posto de gasolina ao lado da empresa, de acordo com a imprensa local. Pouco depois, teve início um intenso tiroteio com a polícia na Avenida Recife. Os criminosos esvaziaram o cofre, levando um valor estimado em R$ 60 milhões, segundo disse o tenente Gleidson Gonçalves, do 11º BPM, em entrevista à Rádio Jornal.
Três policiais militares ficaram feridos na ação. Ninguém foi preso. Um caminhão foi usado pelos bandidos para furar uma blitz com policiais. Nas redes sociais, usuários postaram vídeos dos estampidos do enfrentamento, que assustou também moradores dos bairros Jardim São Paulo, Areias e Barro.
Nas imagens compartilhadas, internautas mostram também a movimentação policial após o confronto, muitas cápsulas de munição na rua e veículos carbonizados. No Twitter, um internauta mostrou a destruição da transportadora Brink's após a invasão.
A estratégia dos criminosos para acessar o cofre da transportadora foi derrubar parte do muro que separa a empresa de um posto de gasolina. O Corpo de Bombeiros chegou a ser convocado para descartar o risco de explosão próxima aos tanques de combustível.
A Polícia Civil informou que a perícia está no local para investigar o roubo. Os bandidos ainda deixaram um caminhão destruído e pelo menos quatro carros queimados para bloquear a resposta dos policiais. Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, os homens portavam armamento pesado, que incluía fuzis AK-47, .50 e 762. Uma viatura do BPTran desconfiou da movimentação e acionou o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). Equipes do Radiopatrulha cercaram os criminosos à espera de reforço dos batalhões. O grupo conseguiu fugir, segundo a PM, após quase duas horas de intenso tiroteio.
TRÊS PMs FERIDOS
Três PMs ficaram feridos no confronto e foram levados ao Hospital da Restauração, na região central de Recife. Um já teve alta, medicado por um tiro de raspão que levou no braço. Os outros dois, apesar do quadro estável, passam por cirurgia nesta manhã.
Um deles levou um tiro no ouvido, mas ainda é cedo, segundo o hospital, para avaliar se há risco de perda de audição. O segundo a ser operado chegou à unidade com uma lesão grave de bala de grosso calibre na perna.
Em nota, a transportadora Brink’s informou que está colaborando com as autoridades no levantamento de informações sobre o ataque. Segundo a empresa, nenhum funcionário ficou ferido.
Fonte: Extra Globo