O passado certamente influencia nossa vida atual. Mas se você for capaz de detectar a raiz do problema, enfrente-o e verá que tudo começa a fluir. Deixe de culpar o passado pelo que acontece no presente.
E se realmente você é incapaz de superá-lo, busque ajuda profissional e verá que nenhum complexo ou trauma é insuperável. Talvez alguns sejam mais difíceis de resolver, mas com o tempo e a ajuda necessária, todos somos capazes de superar os problemas de ontem que nos afetam.
Também há pessoas que usam o passado como escudo, não necessariamente porque tenha sido tão ruim, mas porque não encontram coragem para mudar e assumir responsabilidades como adultos.
Os medos não são insuperáveis, embora seja sempre mais fácil dizer que assim foi educado(a) do que enfrentar a incapacidade. Apenas lembre-se de que nada melhor que suas próprias ações para lhe retirar de sua zona de conforto. Às vezes o medo pode ser motivador, é apenas questão de que você se proponha.
Superar os obstáculos que lhe impedem de seguir em frente é algo que poderia determinar sua existência e nada é mais certo que esta afirmação: somente você é o dono do seu próprio destino.
DESEJO UMA SEMANA ABENÇOADA DE MUITA PAZ E REALIZAÇÕES!
Emanoel Sady - Presidente do Sinttrav-MG