Pense bem: você consegue no seu dia a dia se colocar em primeiro lugar, ou ainda acaba deixando que tudo e todas as outras pessoas venham antes de você?

Se você não se coloca em primeiro lugar, inevitavelmente em algum momento você vai perdendo a autoestima, o bom humor, tudo vira um stress e a vida acaba virando uma lista de afazeres. Muitas pessoas na corrida para melhorar isso acabam buscando investir na aparência externa, nas aquisições materiais para tentar suprir a ausência de cuidado com si mesmo.

Mas autocuidado vai muito além disso. Cuidar da parte externa é apenas a ponta do iceberg do que é o verdadeiro autocuidado. O verdadeiro autocuidado começa com você se colocando como protagonista da sua vida. Priorizando as suas necessidades primeiro para depois poder ajudar os outros. Lembra daquela mensagem no avião: "Em caso de despressurização coloque a máscara primeiro para depois ajudar os demais". Porque se você não fizer isso você só conseguirá ajudar até um certo ponto, certo?

A mesma coisa com o seu dia a dia. Se você levantar e se deixar para trás, ninguém virá te buscar, muito pelo contrário, todos vão só demandar. É sua responsabilidade garantir que você não cairá nessa armadilha fatal para seu bem-estar, autoestima e motivação.

A decisão precisa vir de você, de separar um tempo para você mesma, para se exercitar, meditar, ler, fazer coisas que te conectem a si mesma. Cuidar do corpo, da mente, da alma, se dedicar ao seu autoconhecimento e às suas emoções são práticas fundamentais para que você tenha combustível para performar durante o seu dia de maneira extraordinária e garantir sua qualidade de vida.

Reflita por um momento, será que você está apenas na ponta do iceberg ou está cuidando da base do que aumentará seu bem-estar, sua motivação e felicidade? eusemfronteiras.com.br

Tenham todos uma semana abençoada!

Emanoel Sady- Presidente