Uma jovem foi até sua avó e lhe contou sobre sua vida e todos os grandes problemas que estava enfrentando. Ela não sabia como iria conseguir superar todas as adversidades e estava pensando em desistir. A jovem estava cansada de solucionar um problema e logo após outro aparecer.

A avó ouviu suas lamentações e a levou para a cozinha. Ela encheu três panelas com água. Na primeira, colocou cenouras; na segundo, ovos; na última, café moído. Ela as colocou no fogão e deixou-as ferver, sem dizer uma palavra.

Em cerca de vinte minutos, desligou o fogo. Então, colocou as cenouras em uma tigela, os ovos em outra e o café em um copo. Em seguida, virou-se para a neta e lhe perguntou:

- Diga-me: o que você vê?
- Cenouras, ovos e café - respondeu-lhe a jovem.
Então a avó convidou a neta a verificar as cenouras. Ela o fez e percebeu que ficaram macias. E a senhora pediu que a jovem pegasse um ovo e o quebrasse. Depois de retirar a casca, ela percebeu que estava cozido. Finalmente, a avó falou para a neta tomar o café. A neta sorriu ao provar o seu sabor único. Em seguida, perguntou-lhe: "Qual é o sentido disso, vó?" Foi então que ela recebeu um conselho valioso, que mudaria sua forma de enxergar a vida.
A avó explicou que esses alimentos haviam enfrentado a mesma adversidade, a água fervente, mas cada um reagiu de maneira diferente.

A cenoura era forte, dura e implacável, no entanto, depois de ser submetida à água fervente, amoleceu e tornou-se fraca. O ovo era frágil e sua fina casca externa protegera seu interior líquido mas, depois de passar pela água fervente, tornou-se duro. No entanto, o café teve um comportamento diferente: ao passar pela água fervente, transformou-se, mudando sua cor.
- Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um grão de café? - perguntou-lhe a avó.

Reflita sobre essa sábia parábola. Os problemas nunca deixarão de existir, mas eles não precisam ser nossos adversários.
Com sabedoria, transformamos qualquer desvantagem em oportunidade de fazer brilharem as nossas forças!

Uma semana abençoada a todos!

Emanoel Sady