Boa leitura!

Os congestionamentos, as segundas-feiras, de repente muito trabalho, conflitos com entes queridos e café derramado na camisa branca recém passada, são situações que podem acontecer a qualquer um. Mas manter o autocontrole, o equilíbrio e a harmonia em tais situações está longe de ser comum a todos.

O que uma pessoa mentalmente saudável precisa ter para tornar-se alguém um pouco mais feliz!

1. Amar a si mesmo

“A pessoa deve se amar e se valorizar. Não podemos

confiar um assunto sério como este aos outros!”

Max Frei, escritor russo

Comece por aceitar completamente sua única imperfeição. Sim, e sua verruga no nariz, sua paixão inexplicável por karaokê. Uma pessoa harmoniosa, ou trabalha por conta própria, ou vive silenciosamente com as manifestações de sua própria individualidade, mas nunca se entrega à autopunição.

Em segundo lugar, preste mais atenção aos seus sentimentos. É normal ficar de mau humor, bem como passar o fim de semana todo na cama assistindo a séries e comendo pizza, se você não estiver a fim de nada.

2. Amar os outros

É muito melhor cercar-se de pessoas queridas, que são tão especiais como você; respeitar e estimar mutuamente; estar ao lado delas nos momentos importantes e difíceis, e se puder ou quiser, em todos os momentos que da vida.

Faça uma visita ao seu avô, abrace sua mãe, expresse o amor que sente por alguém, respeite os seus amigos, seja uma pessoa aberta! O que tem a perder, exceto sua solidão?

3. Ser autossuficiente

“Você é o céu. Todo o resto é só o clima”.

Pema Chödrön, monja budista

Todos precisamos de um tempo sozinhos e sem barulho ao redor, como os constantes recados no smartphone e as conversas de pessoas por perto. Os psicólogos concordam que, pelo menos uma hora por dia, deveríamos curtir esses momentos de reclusão. Então, marque um horário para isso na agenda.

O mais importante nesses momentos mágicos é suspirar, considerar o aqui e agora, refletir sobre o que aconteceu, esboçar novas metas e simplesmente sonhar. Esta é a única maneira de entender seus verdadeiros desejos.

4. Confiar

Confiança é a base de um relacionamento saudável, tanto no amor quanto na amizade. Alguém harmonioso, completo e seguro de si mesmo e da pessoa amada, não pensará em rastrear suas “curtidas” no Instagram ou em conferir suas mensagens.

Mas essas pessoas evitam relacionamentos dependentes (ou neuróticos), nos quais constantemente sentem desconforto e descontentamento com o comportamento do outro. O mundo está cheio de pessoas maravilhosas, então por que desperdiçar momentos preciosos de sua vida com aqueles que fazem se sentir infeliz?

5. Saber trabalhar...

De acordo com as estatísticas, apenas 10% das pessoas em todo o mundo amam seu trabalho. Os restantes 90% passam os dias da semana esperando chegar a noite, sexta-feira ou feriados. Encontrar o trabalho da sua vida, que te dá prazer, é uma raridade e um golpe de sorte. Mas trabalhar de maneira que tenha força para viver é possível, e você pode e deve aprender.

Uma pessoa com cabeça boa nunca é um viciado no trabalho, mas sempre um bom profissional. Existe um ponto de equilíbrio entre a obsessão pela carreira e a permanência no local de trabalho. Vá direto ao ponto!

6. ...E relaxar

Não se trata apenas de umas férias. O descanso implica uma multiplicidade de coisas: da capacidade de relaxar após um dia de agonia e tensão, até a habilidade de recuperação após um forte stress. Nossos dias estão cheios de emoções diferentes e uma pessoa com saúde mental sabe como controlá-las, redirecioná-las e, às vezes, até suportá-las. Windsurf, origami, viajar sozinho para um lugar não turístico: todos nós temos nosso próprio “jardim secreto”, como dizem os franceses. E eles entendem da joie de vivre (alegria de viver).

7. Perdoar

Já ouviu uma expressão semelhante que fala sobre “o peso das ofensas não perdoadas”? Isso acontece quando armazenamos na memória, nos mínimos detalhes, um vídeo completo e uma biblioteca de sons de experiências e acontecimentos negativos. Esses “arquivos” realmente pesam muito e, claro, danificam seu “sistema”.

A psicossomática (ciência que busca a conexão entre psicologia e doenças corporais) é a causa de muitos males derivados de questões não resolvidas. Envolvem problemas de coração (onde guardamos as cargas pesadas), de garganta (por engolir sapos) ou de excesso de peso (porque, muitas vezes, as emoções negativas são comidas). Você realmente quer isso?

8. Aceitar o inevitável

“Aceite o inevitável com dignidade”.

Lucio Anneo Séneca

Às vezes, acontece algo que não pode ser resolvido e não temos qualquer poder sobre as circunstâncias. Mesmo a pessoa com grande vontade e a mente mais sã, em todas essas ocasiões passa por momentos difíceis, mas se difere dos outros por sua capacidade de reconhecer e aceitar o inevitável. Sim, sente-se triste e uma dor verdadeira, mas não se consome com esses sentimentos negativos, envolvendo todos ao seu redor no redemoinho de seu próprio sofrimento. Nós não somos todo-poderosos, mas a vida não acaba aí. E quanto mais rápido se levantar, melhor.

9. Dispensar a crítica fácil

Julgar e criticar, nada diz sobre a causa de seu descontentamento, mas muito sobre si mesmo. Renuncie a esse mau hábito antes que ele faça parte de você. Quebre o padrão e da próxima vez que seus amigos começarem a fofocar e julgar uma colega que voltou a gastar todo seu salário com sapatos novos, sorria e fique na sua. Defenda aqueles que não estão presentes; dessa forma, não apenas adicionará pontos positivos ao seu carma, como também um passo a mais para equilibrar sua vida.

10. Ter valores

No século XIX, havia o conceito de “loucura moral”: quando uma pessoa não tinha valores éticos e morais e não entendia direito como se comportar. Agora, que o termo desapareceu, o mundo tornou-se mais aberto e flexível. No entanto, continua sendo importante criar seu próprio sistema de valores e consultá-lo quando surgirem situações contraditórias. Do contrário, corre o risco de se perder e se afastar de seu próprio caminho.

11. Ver as coisas sob perspectiva

O que o faz acordar de manhã? Você abre os olhos com um sorriso e se estica, saboreando um novo dia, ou sente-se condenado a sair do cobertor, amaldiçoando o alarme que toca pela enésima vez? Bem, para ser sincero, a primeira variante é uma ficção literária, mas a segunda também não pode ser a norma.

Portanto, todos precisamos ter desejos, objetivos e um plano de ação para alcançá-los. Nossa natureza é assim, temos que ver as coisas com perspectiva, para não permitir que uma nuvem cinza e triste invada nosso cotidiano.

12. Amar sua vida

“Seu tempo é limitado, portanto não o gaste mal vivendo a vida do outro”.

Steve Jobs

O passado tem uma propriedade desagradável, mas, em geral, útil: não se pode mudar. Podemos desenhar o futuro em nossa imaginação, mas continuará sendo vago, difuso. Tudo o que temos está acontecendo aqui e agora. Mesmo o céu chuvoso e nublado para o homem que o vê pela última vez é lindo e seu valor, incalculável. Agradeça a vida em todas as suas manifestações e guarde as que mais gosta em sua mochila de experiências!

Desejo uma semana abençoada a todos.

Emanoel Sady

Presidente do Sinttrav-MG