A partir de hoje, quinta-feira (11), os moradores de Belo Horizonte não serão mais obrigados a utilizar máscaras contra a Covid-19 em ambientes fechados. A informação foi divulgada pelo prefeito Fuad Noman (PSD), no Twitter, no fim da tarde desta quarta-feira (10). Apesar disso, o uso do item ainda é recomendado em escolas, centros de saúde, transporte público e para pessoas imunocomprometidas.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o boletim de terça-feira (9) mostrou que a incidência média acumulada do novo coronavírus nas duas últimas semanas está em 62,3 por 100 mil habitantes. O número é relativamente menor que os 202 a cada 100 mil habitantes que foram registrados no dia 21 de julho.
Decreto 18.062 torna facultativo o uso do equipamento.
A prefeitura publicou hoje (11) o decreto sobre o assunto no Diário Oficial do Município. O decreto 18.062 torna facultativo o uso do equipamento.
A norma, entretanto, recomenda o uso da máscara em estabelecimentos e serviços de saúde;, no transporte coletivo e nas respectivas estações de embarque e desembarque, no transporte escolar, em instituições de ensino e para pessoas idosas, com comorbidades ou não vacinadas. A flexibilização não dispensa o uso obrigatório por profissionais de saúde e pacientes conforme regulamentação das respectivas atividades e recomendações clínicas.
Um artigo do texto deixa aberta a possibilidade de a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) determinar, em outro momento, a exigência de utilização do equipamento em situações e estabelecimentos específicos.
Fonte: O Tempo