Reforma Trabalhista, terceirizações desmonte da Previdência Social... Infelizmente, o Brasil vive uma onda de retrocessos. Direitos históricos conquistados pelos trabalhadores brasileiros, desaparecendo em um piscar de olhos.
O interesse de muitos governos é acabar com os sindicatos e junto com eles a representatividade dos trabalhadores. Assim, o trabalhador fica a ver navios. Sem terem onde e a quem se instruírem ou recorrerem para garantir e lutar pelo seus direitos e sua dignidade.
Com isso, as patronais fazem a festa. Pelo lado dos empresários são mais de 5 mil sindicatos e não podemos esquecer que eles se organizam para defender seus interesses.
Se os patrões podem se organizar, porque os trabalhadores não poderiam???
O papel do sindicato é lutar pelos direitos dos trabalhadores e enfrentar as injustiças do mundo do trabalho. Um funcionário não é capaz de confrontar essas desigualdades sozinho, já que não detém o mesmo poder que o patrão. O papel da entidade sindical é estimular a coletividade tão necessária nessa "queda de braço".
Foi através dos sindicatos e com a mobilização dos trabalhadores que conquistaram direitos mais básicos, tais como 13º salário, férias, redução de jornada de trabalho, seguro desemprego, salário digno e outros.
Mas a história mostra que somente a organização da classe trabalhadora em torno de seus interesses consegue garantir melhorias concretas para todos.
O SINTTRAV- MG, desde do recebimento do código sindical pelo Ministério do Trabalho, luta incansavelmente em prol dos direitos trabalhistas, segurança, saúde e melhores condições de trabalho para seus representados. Sem dúvida acabar com a desvalorização e exploração que sofriam os trabalhadores do transporte de valores em Minas Gerais. Não foi fácil. Muitos boicotes e calotes de empresas. Mas não desistimos e não desistiremos.
Hoje, convencionado juridicamente em Convenção Coletiva de Trabalho-CCT, garantimos aos trabalhadores; Melhores salários, fim de compensação das horas extras, Ticket nas férias, Plano de saúde familiar, Fim do uso do chinelo de dedo na tesouraria (praticada há mais de 20 anos), Implantação da PPR nas empresas, Seguro de vida, Melhoria nas instalações das empresas de transporte de valores, especialmente em vestiários, refeitórios, proporcionando melhor conforto a todos, Ar condicionado e direção hidráulica para todos carros-fortes e outros. Direitos esses que a categoria não tinha.
Disponibilizamos para os trabalhadores e sua família Clube de lazer, Colônia de férias na praia, vários convênios com descontos, desde de alimentação, saúde a vestuário. Além de atendimento jurídico gratuito a todos os filiados. E em breve, teremos o nosso tão sonhando Clube campestre, onde as obras estão a todo vapor.
Entendo que o papel do sindicato vai além, pois o sindicato é um instrumento essencial para promoção de reequilíbrio na correlação de forças entre capital e trabalho.
Temos muito a lutar por essa categoria que não tem o reconhecimento e valorização necessária para exercer a profissão com segurança.
Uma atividade mais que essencial. O Vigilante de carro-forte que além de enfrentar o crime organizado, defendendo com a vida, bens de terceiros, fazendo a economia do nosso País girar e ainda temos que lhe dar com a pandemia da Covid-19. Onde não paramos nossas atividades desde do anúncio do vírus.
Estamos na linha de frente e muitos profissionais já perderam a vida para o vírus, famílias perdendo seus entes queridos. Entramos com vários pedidos oficializados a Secretaria Municipal e Estadual da saúde, Ministério da saúde, audiência com o Mistério Público do Trabalho e nada foi feito pelos nossos governantes. É lamentável...
Conclamamos a todos permanecermos unidos. Estamos em mais uma negociação coletiva. Não podemos aceitar que a conta de catástrofes e a irresponsabilidade por parte do governo e empresa aproveitando brecha, sejam pagas pelos trabalhadores e trabalhadoras.
É urgente e necessário a mobilização de toda a categoria para conseguimos avançar, garantir nossos direitos e ampliar nossos benefícios.
Tenhamos fé em Deus acima de tudo e acredite em nossa força que venceremos mais essa batalha!
Ousar Lutar. Ousar vencer!
Um forte abraço!!!
Emanoel Sady
Presidente Fundador do SINTTRAV-MG