No final de fevereiro, o influenciador digital Vinícius Carvalho viralizou ao adquirir um carro-forte em um leilão de São Paulo (SP).
Através de vídeos curtos de humor onde brincava, por exemplo, de ser motorista de Uber com o blindado, Vinícius afirma ter ganhado mais de 200 mil seguidores e boas histórias. Mas a brincadeira acabou.
De acordo com o influencer, o carro-forte será vendido de volta ao leiloeiro. A ideia é evitar mais problemas com as forças de segurança, que incluem visita da Polícia Federal à sua casa e, por motivos diversos, a retenção do blindado no pátio.
Ao UOL Carros, Vinícius Carvalho explicou que a repercussão da sua compra vinha atraindo investigação por diferentes órgãos de segurança. Por mais que o influenciador sempre tenha reforçado sua intenção humorada com o veículo, tanto ele quanto o vendedor estariam sujeitos a processos.
"Eu conheço o pessoal do leilão, pois também trabalho com isso. E não quero que isso dê nenhum problema para eles", explicou.
O que diz a lei?
Ao UOL Carros, o advogado Marcelo Miguel, especializado em leilões de veículos, diz que o texto legal não contém nada específico quanto à revenda de veículos blindados desse tipo.
"Não há nenhum impedimento legal, desde que o veículo esteja apto a voltar à circulação e não tenha nenhum registro de sinistro de grande monta", explica o jurista. "Devido à brecha legal, a compra/venda foi concretizada"