De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, a participação feminina no setor de segurança privada é de 14% do quadro total de profissionais. Em cargos de liderança, o percentual aumentou de 13% para 17% entre 2019 e 2022, segundo o estudo Panorama Mulheres 2023, elaborado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e pelo Talenses Group. Apesar de o acréscimo representar um movimento de importante preocupação e mudança com relação à igualdade de gênero, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar equidade entre homens e mulheres.

O Grupo Prosegur, empresa global de segurança privada com mais de 40 mil funcionários somente no Brasil, possui mais de 9.200 mulheres em seu quadro local de funcionários. Esse número representa 22% da força de trabalho da companhia no país, 8% acima da média do mercado. Além disso, o número de mulheres em cargos de liderança também está acima da média do setor, sendo cerca de 21,67% do quadro total de líderes.

Em 2022, o Grupo Prosegur lançou no Brasil o Programa Global Empowered Woman. A iniciativa conta com a participação das executivas da companhia e tem o propósito de qualificar e dar mais visibilidade às lideranças locais. Durante o Empowered Woman, protagonismo, força feminina, neurociências, vieses inconscientes, comunicação assertiva, produtividade e gestão de pessoas são alguns dos temas abordados nas mais de 30 horas de conteúdo ministrados com apoio de uma consultoria externa. Após a iniciativa, as participantes compartilharam a troca de experiência com as demais colaboradoras das equipes.

“O legado do programa vai muito além das sessões e trocas, criamos uma verdadeira rede de apoio, empatia, confiança, colaboração e segurança. É visível o entrosamento, companheirismo e admiração criados durante o programa que perpetuarão para trocas e aprendizados futuros de forma natural e contínua entre as participantes, além de claro, perpetuar o conceito de espaço igualitário”, conta Paula Huertas, diretora global dos Centros de Serviços Compartilhados do Grupo Prosegur, que participou do Programa no Brasil.

Lançado na Espanha em 2021, o Programa Global Empowered Woman foi implementado gradativamente nos 31 países onde o Grupo Prosegur atua. Como metas para 2024, a companhia prevê a manutenção das sessões recorrentes de forma ampliada para outros cargos, como supervisoras e coordenadoras, por meio de conteúdos na Universidade Prosegur (UP), uma plataforma de aprendizagem online voltada para as áreas profissional e pessoal dos colaboradores. Tradicionalmente, a UP incentiva que cada participante seja protagonista do seu próprio desenvolvimento. Ao todo, mais de 150 mil colaboradores do Grupo Prosegur no mundo são impactados pela UP. São mais de 150 conteúdos disponíveis para acesso online e gratuito.

Além do Empowered Woman, na última sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Grupo Prosegur lançou a campanha Sem Rótulos, implementada inicialmente no Brasil e países da América Latina e Península Ibérica, onde a companhia está presente. Como parte do movimento, o Grupo Prosegur organizou o evento global e virtual, “Sem rótulos: redefinindo o poder de gênero”, com a participação da renomada especialista em empoderamento feminino, Marta Puente. A campanha faz parte do PRO360 programa global de bem-estar para os colaboradores da companhia, que tem foco em quatro pilares básicos: bem-estar físico, nutrição, saúde e bem-estar emocional e social.

A estratégia de diversidade da companhia enfatiza especialmente a promoção da igualdade de gênero, alinhando-se a iniciativas globais como os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, a assinatura da Carta da Diversidade e a participação no Target Gender Equality 2023-2024 do Pacto Global das Nações Unidas, através dos quais o Grupo Prosegur reafirmou seu compromisso com políticas efetivas de igualdade.

As iniciativas globais de equidade de gênero posicionam o Grupo Prosegur como pioneiro no setor na aplicação de políticas de igualdade e diversidade. O compromisso é reforçado com a implementação do terceiro Plano de Igualdade para o período 2023-2027 da empresa, que inclui protocolos atualizados de prevenção e intervenção contra o assédio e apoio às colaboradoras eventuais vítimas de violência de gênero.

Sobre o Grupo Prosegur

O Grupo Prosegur é referência mundial no setor de segurança privada. Através de suas linhas de negócios, Prosegur Security (SegurPro-BR), Prosegur Cash, Prosegur Alarms, Prosegur AVOS e Cipher, oferece às empresas e às residências uma segurança confiável baseada nas soluções mais avançadas do mercado. Com presença global, o Grupo Prosegur teve um faturamento de 4.147 milhões de euros em 2022 e está listada nas bolsas de valores espanholas sob o indicador PSG. Atualmente, a companhia conta com uma equipe de cerca de 150 mil funcionários.

A companhia atua de acordo com as melhores práticas ambientais, sociais e de boa governança, configurou a sustentabilidade como um pilar estratégico em todas as suas ações, com o objetivo de ser a referência do setor. Além disso, canaliza sua ação solidária através da Fundação Prosegur, que atua em quatro áreas de ação: educação, inclusão trabalhista de pessoas com deficiência intelectual, voluntariado empresarial e promoção da cultura.

Fonte: deolhonamidia