A promoção de funcionários sem preparo adequado para funções de liderança causa impactos negativos nas equipes, segundo pesquisa realizada pelo Oji Life Labs, plataforma de aprendizado digital para líderes. Cerca de 20% dos trabalhadores sofrem de insônia por causa das decisões de novos gerentes com pouco treinamento. O estudo, conduzido pela Harris Research em junho deste ano, entrevistou 2.066 funcionários.
Os dados mostram que mais de um terço dos trabalhadores consideraram pedir demissão por causa de comportamentos inadequados de gestores. A pesquisa apontou que a falta de treinamento adequado para liderança é uma prática comum em muitas empresas, que costumam promover funcionários seniores sem oferecer capacitação para as novas responsabilidades.
Entre os trabalhadores que têm um gerente de primeira viagem, 41% relataram sentir maior estresse e ansiedade devido ao comportamento inadequado desses líderes. A falta de confiança foi citada por aproximadamente 40% dos entrevistados, e mais de um terço afirmou ter considerado desistir do emprego como consequência do novo gestor. Outro dado mostra que 1 em cada 5 trabalhadores sentiu que sua qualidade de sono foi prejudicada por conta dessas circunstâncias.
Linda Hill, professora da Harvard Business School, comentou os dados. "Em minha pesquisa, vi como colaboradores individuais fortes são frequentemente promovidos a funções de gerenciamento com pouco ou nenhum treinamento de liderança. Não é nenhuma surpresa que esses líderes não treinados muitas vezes tenham dificuldades em muitas áreas, comprometendo a produtividade e a agilidade de suas equipes nestes tempos tão competitivos", relata, conforme apurou o Business Insider.
René Carayol, coach executivo e autor, disse ao Insider que os novos gerentes precisam evitar o microgerenciamento de seus funcionários para que não percam a confiança deles. Ele ressaltou que a inteligência emocional precisa ser mais levada em conta do que o QI, destacando que muitos gestores jovens sentem a necessidade de serem "os mais inteligentes da sala". Em vez disso, Carayol enfatizou que o papel desses líderes é criar um ambiente propício para o crescimento e o sucesso de suas equipes, permitindo que os colaboradores alcancem seu máximo potencial.
Fonte: epocanegocios.globo
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