A agenda de inovação do Banco Central do Brasil (BC), conhecida como agenda BC# e que integra ações como Pix, Open Finance e Drex, ajudou a instituição a vencer o “Central Banking Awards”, premiação da revista Central Banking, uma editora especializada em políticas públicas e mercados financeiros com ênfase em bancos centrais.
O BC ganhou na categoria principal neste ano, sendo eleito o “Central Bank of the Year 2024”. A premiação internacional reconheceu o importante papel desempenhado pelo Banco Central na sociedade brasileira, em especial desde 2021, quando foi aprovada a autonomia da instituição.
O BC foi reconhecido também pelo seu papel no combate à inflação, na modernização do sistema financeiro nacional (agenda BC#), na atuação internacional e no combate aos efeitos das mudanças climáticas no setor financeiro. De 2019 até hoje, o BC contabiliza 35 prêmios, entre reconhecimentos nacionais e internacionais.
"O Banco Central do Brasil tem se esforçado para controlar a inflação ao mesmo tempo em que moderniza o sistema financeiro do país. Ele melhorou sua transparência e comunicação, reformou sua abordagem para intervenções no câmbio e deu suporte à estabilidade financeira, além de ter transformado digitalmente seus próprios processos, ter dado escala ao seu sistema de pagamentos instantâneos (que é o líder mundial) e ter incluído esforços para incorporar o ‘real digital’ (DREX) em sua estrutura”, destacou a publicação.
Inovação financeira
O presidente do BC, Roberto Campos Neto, declarou que o prêmio é um reconhecimento da excelência do corpo técnico, cujo trabalho tem contribuído para a estabilidade do poder de compra da nossa moeda e para a solidez e eficiência do sistema financeiro brasileiro.
Em seu agradecimento, Campos Neto reforçou que o BC tem implementado uma ampla agenda de inovação financeira, responsável pela inclusão financeira de milhões de brasileiros.
“Iniciativas como o Pix, o Open Finance e o desenvolvimento do Drex, nossa CBDC (Central Bank Digital Currency, a moeda brasileira em formato digital), promovem a eficiência e a modernização do sistema financeiro”, apontou
A publicação destaca também, ao anunciar o prêmio, que o BC evoluiu sua comunicação com diferentes públicos ao abordar temas como política monetária, pagamentos instantâneos, CBDC e educação financeira de maneira simples e acessível, melhorando a sua credibilidade, ao mesmo tempo em que reforça a confiança do brasileiro no sistema financeiro e na Instituição.
Fonte: ointelegraph