Ambev

Para além de marcas famosas, a fabricante de bebidas é reconhecida pela formação e contratação de jovens profissionais

A Ambev tem uma das maiores estruturas de distribuição de bebidas do Brasil e participação de mercado significativa em diversas regiões das Américas. Em 2023, obteve um lucro líquido ajustado de 15 bilhões de reais e gerou 32,8 bilhões de reais em impostos. A solidez financeira lhe permite administrar os preços dos produtos em períodos de alta das commodities e inflação, como no auge da pandemia de covid-19, quando o consumo de bebidas foi afetado negativamente. A empresa é reconhecida por sua política de recrutamento e formação de jovens profissionais, por meio do programa de trainees, e por suas ações para a expansão da diversidade de gênero e raça entre os colaboradores. Outro esforço da Ambev está atualmente direcionado para materializar o conceito de “fábrica do futuro” — uma indústria com menor consumo de água, 100% alimentada por energia elétrica de fontes renováveis e ingredientes oriundos de agricultura sustentável.

Banco do Brasil

A mais antiga instituição do ramo no país é uma grande financiadora do agronegócio.

Fundado em 1808, o Banco do Brasil, entre outros destaques, se tornou um dos principais agentes financeiros do agronegócio brasileiro. Em 2023, liberou 195 bilhões de reais em crédito para agricultura familiar, médios e grandes produtores, e empresas e cooperativas rurais. A instituição também costuma marcar presença em todos os eventos agropecuários nacionais. No período, o BB teve um lucro líquido ajustado de 35,6 bilhões de reais, manteve diversos indicadores operacionais sólidos e registrou índices de inadimplência abaixo da média do sistema financeiro. Foi também a companhia brasileira que mais cresceu na lista de marcas valiosas da consultoria britânica Brand Finance, subindo 50 posições em 2024, com valor estimado em 5,5 bilhões de dólares. A influência do Banco do Brasil se expande para o mundo esportivo, por meio do financiamento de atletas de carreira internacional e competições de vôlei, skate, surfe e corrida de rua, entre outras modalidades.

Bradesco

Em nova fase, o banco planeja aumentar a digitalização das operações e enxugar a estrutura administrativa Um dos maiores bancos nacionais, o Bradesco teve em 2023 um lucro líquido recorrente de 16,3 bilhões de reais.

Foi uma queda de 21% ante o ano anterior, mas isso não abalou a confiança neste que é considerado um dos melhores gestores de recursos do país. Levantamento da agência de notícias Bloomberg aponta que dez fundos de investimento dos Estados Unidos compraram 77 milhões de dólares em ações do Bradesco no início de 2024. Nos próximos cincos anos, o banco pretende reforçar a digitalização das operações, reduzir o número de agências e enxugar a estrutura organizacional. Recentemente, o Bradesco mudou uma tradição: extinguiu a obrigatoriedade de tempo de casa para postos na direção executiva. Agora, suas portas estão abertas para a contratação de profissionais do mercado.

Caixa

O banco público é o maior financiador de crédito imobiliário do Brasil Fundada em 1861, a Caixa atua principalmente nas áreas de crédito imobiliário e pagamento de recursos de programas sociais de renda, trabalho e educação. Em 2023, o banco público financiou 185 bilhões de reais em habitação e pagou 369 bilhões de reais em benefícios sociais. Detém o monopólio das loterias federais, que arrecadaram 23,4 bilhões de reais no ano passado. Sua estrutura conta com agências e representantes em 99% dos municípios brasileiros, o que facilita o pagamento de auxílios emergenciais, como o liberado durante a pandemia de covid-19, e os benefícios do novo Bolsa Família. A Caixa também busca acelerar a digitalização e a modernização dos seus serviços. No próximo concurso público para empregos na Caixa, marcado para maio deste ano, metade das vagas será reservada para ocupação de cargos na área de tecnologia.

Saiba quem são as outras companhias...

Leia a matéria na íntegra 

Fonte: veja.abril