Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social (Aeps), o Brasil teve 445.814 acidentes registrados em 2020, queda em relação ao ano anterior (586.857). Mas o número de doenças do trabalho saltou de 10.034 para 30.599.

O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, mantido pelo MPT em cooperação com a OIT, apontam 571,8 mil acidentes em 2021, com 2.487 mortes ligadas ao trabalho. De 2012 a 2021, foram 22.954 mortes por acidentes no país.

Prevenção Legal

Forneça e incentive o uso de EPIs, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) atuante e legal. Invista na cultura de segurança para os colaboradores (realize treinamentos ou promova diálogos)

A segurança do trabalho é um assunto de extrema importância para empresa e também aos trabalhadores.

O não cumprimento das Normas de segurança e higiene do trabalho, pode gerar sérias punições, como multas. É dever da empresa prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.

Importante que os empregadores emitam a CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho. Com o documento, o trabalhador acidentado pode receber amparo da Previdência Social. E o registro desse tipo de ocorrência também ajuda a criar políticas públicas voltadas para a prevenção.

A base dos direitos.

Os sindicatos, são de grande importância para que os direitos, saúde e segurança dos trabalhadores sejam seguido à risca. O SINTTRAV fiscaliza, orienta e faz cumprir a lei. Estamos falando de vidas. É preciso dar um BASTA nas omissões relacionadas a segurança do trabalho que tanto refletem para os trabalhadores.

Por mais saúde e segurança no trabalho.