A Polícia Nacional (PN) do Paraguai recebeu uma denúncia, na madrugada de quinta-feira (21), que deixou as forças de segurança em alerta em Ciudad del Este e região. De acordo com informações, uma quadrilha, composta por brasileiros e paraguaios, estaria planejando um grande roubo a uma transportadora de valores e carros fortes.
Diante do risco, o monitoramento foi reforçado em pontos estratégicos do município vizinho a Foz e outras localidades. Equipes do Grupo Especial de Operações (GEO) foram deslocadas para zonas consideradas vulneráveis em Naranjal, São Cristobal, Itakyry e San Alberto, além das rotas PY02 e PY07.
De acordo com o diretor da PN de Alto Paraná, inspetor Feliciano Martínez Peña, foi apurado que o grupo responsável pelo suposto assalto seria composta por pelo menos 20 pessoas.
Os levantamentos dão conta ainda de que o planejamento dos criminosos teria começado há cerca de cinco meses, com o roubo de pelo menos seis caminhonetes em Foz do Iguaçu e região, que teriam sido levadas ao Paraguai para serem usadas no grande roubo.
Os locais delimitados como áreas de risco compreendem pontos onde já foram registrados assaltos violentos e ataques dos chamados “piratas do asfalto”. “Não podemos dar margem. Estamos em alerta 24 horas. Agora estamos organizando um grupo forte de reação para blindas as transportadores e as principais rotas da região”, destacou Peña.