Nesta quinta-feira (8), é comemorado o dia de Corpus Christi, uma celebração da Igreja Católica. No entanto, nem todas as capitais consideram a data como feriado.

Corpus Christi não é considerado um feriado nacional, sendo apenas um ponto facultativo nacional. Dessa forma, os estados decidem qual querem adotar. Belo Horizonte é feriado municipal.

Em datas consideradas como ponto facultativo, o trabalho é opcional e a diferença entre o feriado é a obrigatoriedade de seguir a legislação brasileira.

Feriado nos bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) considera a data como um feriado bancário, portanto, as agências bancárias de todo o país estarão fechadas, sem atendimento presencial, no dia 8. Além disso, pagamentos com vencimento na quinta-feira, serão aceitos na sexta-feira (9), quando o atendimento voltará ao normal.

Comércio aberto

O comércio em Belo Horizonte vai poder funcionar no feriado de Corpus Christi de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Em cidades que aderiram Corpus Christi como feriado, o setor privado é obrigado seguir o que a lei determina e suspender suas atividades durante o dia. Aquelas companhias que convocarem seus funcionários para trabalhar no feriado, devem pagar o salário em dobro.

uol