Neste início de semana, quem tentou ir a um caixa eletrônico em Belo Horizonte e não conseguiu sacar dinheiro porque ele estava sem cédulas provavelmente também não teve sucesso nos caixas seguintes, pois eles passam por uma temporada de desabastecimento. O problema se repete em cidades do interior de Minas e, por enquanto, não há previsão de quando será solucionado.
A reportagem OTempo apurou que falta dinheiro em drogarias Araujo no bairro Cidade Nova, na região Nordeste, e Sagrada Família, na região Leste, por exemplo. A TecBan, empresa que gerencia a rede Banco24Horas, confirmou que há desabastecimento temporário de partes da capital e em cidades do interior do Estado, “devido a problemas operacionais com uma transportadora de valores”, que ela não detalhou.
A empresa também não deu previsão sobre quando o serviço deve ser normalizado, apenas que está atuando para solucionar o problema “o mais breve possível”.
Uso de caixas eletrônicos cai 28,4% após pandemia
O número de transações realizadas em caixas eletrônicos no Brasil caiu 28,4% entre o segundo trimestre de 2019, antes da pandemia, e o mesmo período de 2022, segundo dados do Banco Central. Antes, o volume chegava a 2,2 milhões de transações, total que diminuiu para 1,6 milhão. Na contramão, as transações realizadas por meio de internet banking, nos aplicativos de bancos, teve um salto de 207,7%, passando de 7,8 milhões para 24,2 milhões em dois anos.
Fonte: OTempo