O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) passou a apurar mais uma compra da PROSEGUR, multinacional espanhola que detém 50% do mercado de transporte de valores no Brasil.
Desta vez, o alvo é a aquisição da SACEL, maior empresa de carros-fortes de Sergipe. Em 30 dias, segundo decisão do conselho em recurso impetrado pelas duas empresas, mas não provido, PROSEGUR e SACEL terão que apresentar documentos e notificar o CADE da transação.
"As empresas nacionais que têm sido mais ativas nas aquisições de transportadoras regionais foram justamente a Prosegur, bem como a Brinks", disse a relatora Paula Azevedo, referindo-se às 10 aquisições feitas pela multinacional espanhola nos últimos 15 anos.
"Por conta disso, entendo que - à luz das justificativas econômicas da operação, que indicam uma expansão e, ainda que preliminarmente, uma completa dominação da Prosegur no estado de Sergipe -, a determinação da submissão do AC Prosegur/Sacel também se demonstra conveniente e oportuna para o CADE."

Sem novas aquisições por três anos
Em dezembro 2019, o Tribunal do CADE condicionou a aprovação da compra da Transvip pela Prosegur ao compromisso da empresa de não fazer novas aquisições pelo prazo de três anos.
Atualmente, a Prosegur detém entre 20% e 30% de participação no mercado no Rio de Janeiro e em São Paulo.