Em 26 de fevereiro, quando o primeiro caso de covid-19 no Brasil foi detectado e confirmado pelo mistério da saúde, em São Paulo, o Sars-CoV-2 (Coronavirus) e seus efeitos ainda eram em grande parte misteriosos para pacientes, estudiosos e médicos.
Passado um ano, o Brasil tem mais de 250 mil mortos e de 10 milhões de casos de covid-19, e vê seus trágicos números continuarem a crescer - apesar de estarem desacelerando em algumas outras partes do mundo.
Ao mesmo tempo, porém, médicos e cientistas coletaram uma enorme quantidade de evidências a respeito do novo coronavírus, como ele se transmite e como podemos enfrentá-lo com mais eficácia.
Sem ações de prevenção coletiva, como uso de máscaras, distanciamento social e higiene pessoal, somente a vacina não será capaz de interromper a transmissão, dizem especialistas.
Veja alguns dos principais aprendizados de um ano de pandemia;
Cloroquina e hidroxicloroquina não são úteis no tratamento - Uso de máscara é essencial para conter Coronavírus - A covid-19 não só afeta e mata idosos - Coronavírus não é 'gripezinha' - Coronavírus tem origem animal (e não foi produzido em laboratório) - Contágio por embalagens e alimentos é 'mínimo' - É possível contrair covid-19 duas vezes.
bbc.com
Salve-se salvando outras vidas! Previna-se.
Milhares de famílias perderam seus entes queridos pela Covid-19. Deus conforte o coração de todos e que não percamos a fé e esperança de que isso vai passar.