O Bradesco anunciou uma nova opção para o Pix, o sistema de transações instantâneas do Banco Central. Trata-se da realização de transferências utilizando recursos que os clientes possuem em outros bancos que também sejam correntistas.

De acordo com o Bradesco, o banco é o primeiro a oferecer essa funcionalidade para crédito a destinatário em qualquer instituição financeira, como iniciador de pagamentos. A novidade é permitida graças ao Open Finance no Brasil.

Para realizar a operação, o cliente precisa acessar a área do Pix no aplicativo do Bradesco e optar pelo débito do valor na conta que mantém em outra instituição. Após isso, o ambiente do outro banco vai aparecer para a autenticação e confirmação da transação.

Ainda segundo o Bradesco, todas as regras do Pix também são mantidas nessa modalidade e que o cliente dará sua autorização a cada transação que efetuar. A liberação no app ocorrerá de forma gradativa a partir de hoje aos clientes pessoa física. Como o sistema de Open Banking é regulado pelo próprio Banco Central, cada instituição financeira pode trabalhar a partir de suas tecnologias, desde que seguindo regras como sigilo bancário e de proteção e segurança.

“A implementação da nova funcionalidade vai proporcionar ainda mais conveniência aos nossos clientes para realizar suas transferências via Pix. A novidade é mais um atrativo que incentiva a adesão ao Open Finance”, destaca Antonio Daissuke, Diretor de Conta Corrente e Cash Management do Bradesco.

Fonte: tudocelular

O que é o Open Finance: pode ser traduzido como sistema financeiro aberto, é um conceito criado para padronizar o compartilhamento de informações dos clientes entre instituições financeiras. Isso é feito de maneira segura, por meio das APIs (Interfaces de Programação de Aplicação), nos canais das próprias instituições.