Itaú Unibanco, Bradesco e Santander vão doar, juntos, 5 milhões de testes rápidos de detecção da covid-19, além de equipamentos médicos, como tomógrafos e respiradores. De acordo com nota conjunta, a iniciativa dos três maiores bancos privados do país levará em conta as orientações do Ministério da Saúde e a disponibilidade dos itens no mercado.

A medida, afirmam, tem como objetivo "apoiar os esforços de profissionais de saúde neste momento".

A decisão foi tomada de forma conjunta pelos presidentes do Bradesco, Octavio de Lazari Jr., do Itaú, Candido Bracher, e do Santander Brasil, Sérgio Rial, após conversa entre eles sobre ações para mitigar os efeitos da pandemia.

A iniciativa, segundo o comunicado, leva em conta as orientações de especialistas segundo as quais a testagem em massa de parte da população suspeita de contágio será "decisiva para a superação da crise".

Os bancos constituíram uma força-tarefa com profissionais de cada instituição que definiu a logística para a importação dos kits de testagem e dos equipamentos. "Este é um momento difícil e desafiador, de escolhas complexas. Por essa razão, a união de esforços é o caminho viável para a superação desse ciclo de dificuldades", afirma Lazari na nota.

Segundo Bracher, é preciso solidariedade das empresas e das pessoas neste momento. "A gravidade da crise demanda que não apenas o governo, mas também a sociedade civil, atue de forma rápida e efetiva para combater a covid-19", diz o executivo.

“Este é um momento excepcional, que exige sacrifícios e também ações propositivas, capazes de fazer diferença para toda a sociedade. É o que se espera de nós, instituições financeiras, e é o que queremos entregar ao somar os esforços dos maiores bancos privados do país”, diz Rial.

Hoje mais cedo, o Itaú Unibanco também anunciou a doação de R$ 150 milhões para infraestrutura hospitalar, compra de equipamentos médicos, cestas de alimentação e kits de higiene. Fonte:https://valorinveste.globo.com/

O Sinttrav entende, que essa é a postura que as grandesempresas devem tomar. É momento exercitarmos nossa solidariedade e cuidado com o outro.

APOIAMOS TODAS E QUAISQUER MEDIDAS PARA PROTEGER A VIDA DOS TRABALHADORES.