Alguns dos maiores bancos, fintechs e cooperativas de crédito apresentaram propostas para participar da fase de testes do real digital, que deve começar ainda em maio. O Banco Central (BC) propôs ao mercado testar a nova tecnologia nos segmentos de atacado, varejo e na negociação de títulos do Tesouro Nacional. Por enquanto, o BC liberou dez vagas para o setor privado entrar na iniciativa, mas pode aumentar esta quantidade a depender dos projetos e da demanda.
Entre os grandes bancos, os primeiros que submeteram proposta para participar dos testes foram Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, que estudam o assunto internamente há algum tempo e que já fizeram tokenização de ativos financeiros.
Uma coalização de cooperativas incluindo Sicoob e o Sicredi apresentou uma proposta conjunta para testar a tecnologia no âmbito das cooperativas de crédito com o público de varejo dos cooperados. Já o Bradesco entrou com a Visa e aplicou tanto para testar o real digital no varejo, quanto no atacado e com a negociação de títulos públicos.
Leia a matéria na íntegra https://valor.globo.com/
Imagem: freepik