O Banco Central informou, na quinta-feira (28), que pretende incluir contas-salário no sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, ao longo deste ano. Atualmente, apenas usuários de contas de depósito (corrente), poupança e pré-paga podem fazer operações com a nova ferramenta.
A autoridade monetária também pretende integrar aplicativos de bancos com a lista de contatos do celular para identificar rapidamente quem tem chave cadastrada. "Isto visa a aperfeiçoar a experiência do usuário ao facilitar a identificação, entre seus contatos, de quem possui chave Pix registrada", disse o diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, João Manoel Pinho de Mello.
O BC anunciou ainda que deve criar um mecanismo de devolução de recursos pelo provedor do recebedor em casos de fraudes ou falhas operacionais. Ele não detalhou, no entanto, como ocorre atualmente ou detalhes do novo mecanismo.
O diretor também destacou outras funcionalidades, que já tinham sido anunciadas pelo BC, como o Saque Pix, que permite retirada de dinheiro em espécie no comércio e o Pix por aproximação. Haverá ainda o iniciador de pagamentos no Pix, em que a empresa será integrada ao open banking.
Ao todo, 737 instituições financeiras participam do Pix. De acordo com o diretor, o processo de inclusão está permanentemente aberto e o BC analisa, atualmente, 40 pedidos de adesão.
Com mais informações: Folha de São Paulo