Um assalto a um carro forte da transportadora de valores Proforte na noite de sexta-feira (28/07) trouxe medo e transtornos para motoristas que seguiam pela BR-277, no sentido litoral paranaense. Por conta da ação dos bandidos que abordaram o veículo blindado, em Morretes.
Com a troca de tiros, o motorista vigilante do carro forte e um caminhoneiro acabaram feridos. Baleados, eles foram socorridos sem risco de morte e encaminhados para o Hospital.
Segundo a PRF, o veículo da empresa Proforte seguia com quatro seguranças no sentido Paranaguá, quando por volta das 19h de ontem, já na Serra do Mar, foi surpreendido, por um grupo de oito indivíduos armados que estavam em dois carros, uma Range Rover Evoque e um Corolla. Portando fuzis calibre 50 e 762, que têm uso restrito às Forças Armadas, eles atiraram contra os vigilantes, obrigando o carro forte a parar.
Em seguida, os bandidos, que estavam em um grupo de oito, explodiram o cofre do blindado para ter acesso ao dinheiro e um dos carros usados por eles na ação, fugindo em uma caminhonete branca e em um sedan de cor escuro. No local onde tudo aconteceu foram encontrados explosivos do tipo C4 usados pelo grupo, que foram removidos posteriormente pelo Esquadrão Antibombas da Polícia Militar (PM).
Durante a fuga, já nas proximidades do quilômetro 25 da BR-277, os criminosos se depararam uma viatura da PM e houve nova troca de tiros. Mas os bandidos conseguiram escapar, bloqueando a rodovia com dois carros de motoristas que estavam na estrada.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar também participam da ação, tentando deter os criminosos. Até o fim da manhã deste sábado ninguém havia sido preso e não havia informações sobre os valores roubados.
Segundo a PRF, os bandidos modificaram dois carros para poder instalar as duas metralhadoras .50, uma em cada carro utilizado. Os bancos foram retirados e foi criada ainda uma proteção de metal para que eles pudesse atirar sem serem atingidos.