Um grupo fortemente armado, composto por cerca de dez homens, assaltou, na tarde dessa terça-feira (7), um carro-forte da empresa Prosegur, que seguia pela Rodovia PY01 com destino à cidade de Encarnación, na fronteira com a Argentina.
A ação da quadrilha ocorreu no trecho entre os municípios de General Delgado e Coronel Bogado, no sul do Paraguai, a cerca de 320 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu. Os criminosos bloquearam a passagem, incendiaram automóveis de terceiros e usaram explosivos para atingir o carro-forte.
Na troca de tiros, um dos Vigilantes da empresa foi ferido. De acordo com o jornal Última Hora, Ubildo Domingo Giménez chegou a ser socorrido e levado a um hospital público de Coronel Bogado, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
O outro morto no ataque, ainda não identificado, é um dos integrantes do grupo criminoso, vítima de uma aparente detonação acidental.
Inicialmente, não há menção a sotaque estrangeiro dos assaltantes, com a Polícia Nacional trabalhando com a hipótese de que a quadrilha é composta por paraguaios. Horas mais tarde, um homem de 32 anos foi preso por suspeita de participação no roubo. Um dos carros usados na ação foi encontrado na cidade vizinha de San Cosme y Damián.
O total de dinheiro subtraído ainda não foi informado, mas os relatos da imprensa local citam que parte dos malotes transportados foi inutilizada pelo forte impacto da explosão.
Fonte: h2foz Foto: Gentileza/La Nación