Quase dois meses após a reforma da Previdência entrar em vigor, pedidos de aposentadoria e outros benefícios, como pensão por morte e auxílio-acidente, realizados de acordo com a nova legislação, estão paralisados e não começaram a ser concedidos. O sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não está adaptado para analisar os requerimentos conforme as regras vigentes, e não há previsão para que a atualização seja concluída.
Entenda
Atualização
Os sistemas para concessão, manutenção e pagamento de benefícios do INSS estão sendo adaptados às novas regras da Previdência, em vigor desde 13 de novembro. Enquanto isso, benefícios como aposentadoria e pensão pós morte, requeridos após a reforma, não estão sendo analisados ou concedidos.
Benefícios
Atualmente, estão habilitados para operação os sistemas para a concessão de auxílio-doença, salário-maternidade, pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente de zika vírus, Benefício de Prestação Continuada ao idoso e à pessoa com deficiência e auxílio-reclusão.
Antes
A análise dos requerimentos feitos por quem já possuía direito adquirido antes da reforma segue normalmente, de acordo com o INSS.
Indisponível
O simulador de aposentadoria da ferramenta Meu INSS está sendo adaptado conforme as novas regras. O órgão não informou a previsão de regularização.